Folha de S. Paulo


Saúde anuncia sistema para evitar fraudes no SUS

O governo federal vai implantar, em fevereiro do próximo ano, um sistema online na tentativa de melhor controlar fraudes na rede pública de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, os hospitais deverão acessar uma base de dados oficial online para cruzar os dados básicos do paciente atendido, de forma a receber a autorização para o pagamento dos procedimentos.

A ideia, com o sistema, é evitar que hospitais registrem atendimentos "fantasma", como mostrado ontem (8) no programa do "Fantástico", da Rede Globo.

A reportagem teve acesso a mais de 20 mil fichas hospitalares suspeitas de fraudes e erros grosseiro como, por exemplo, pagamentos feitos por procedimentos que teriam sido realizados em pacientes que já morreram, procedimentos em excesso ou incompatíveis com o sexo do paciente, como cirurgia de próstata sendo realizada em mulheres.

O ministério disse ter identificado, entre 2008 e 2013, 4,9 milhões de inconsistências em autorizações para internações, preenchidas por hospitais e chanceladas por gestores locais. Como comparativo, a rede pública realiza, por ano, mais de 11 milhões de internações.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (9) pelo ministério, que promete disponibilizar o novo sistema no prazo de 90 dias.


Endereço da página: