Folha de S. Paulo


Detran implanta prova teórica eletrônica para quem for retirar a primeira CNH

O Detran (departamento de trânsito) de São Paulo passou a aplicar prova teórica eletrônica para quem vai tirar a primeira habilitação. A opção, por enquanto, é testada apenas nas unidades Armênia, Aricanduva e Interlagos. Os futuros motoristas passam a usar o computador no lugar dos cadernos de questões e folhas de respostas.

Segundo o Detran, uma das vantagens é que o candidato ganha mais tempo já que não precisa preencehr o gabarito e ainda recebe o resultado logo após a conclusão do teste.

Outro benefício, segundo o departamento de trânsito, é que a capacidade de aplicação de provas aumentou, pois não é preciso esperar a formação de turmas: basta que o teste teórico seja pré-agendado pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores).

Juntas, as três unidades da capital aplicam diariamente cerca de 1.600 provas teóricas para primeira habilitação. O teste de forma eletrônica também já está disponível no interior e na Grande SP nas seguintes cidades: Guarulhos, Osasco, Suzano, Miracatu, Cajamar, Indaiatuba, Limeira, Itaquaquecetuba e Jales.

A ideia, diz o Detran, é que a prova eletrônica seja implantada em outras unidades de trânsito do Estado.

A prova aborda questões de meio ambiente, cidadania, mecânica, legislação de trânsito, direção defensiva e noções de primeiros-socorros.

Composto por 30 questões, selecionadas aleatoriamente, o teste deve ser feito em 40 minutos. Para cada pergunta, são oferecidas cinco alternativas de resposta. É aprovado quem acertar pelo menos 21 questões (aproveitamento mínimo de 70%).

Os futuros motoristas podem fazer simulados da prova no site do Detran


Endereço da página:

Links no texto: