Folha de S. Paulo


Faixas de ônibus têm fiscalização deficiente em SP

A falta de agentes na fiscalização facilita a invasão de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo.

A reportagem percorreu 19 faixas em todas as regiões da capital na semana passada, e além de encontrar poucos fiscais, notou buracos e remendos no pavimento e falhas em placas de trânsito.

As faixas exclusivas ficam do lado direito da via e podem funcionar em horário integral ou apenas nos picos da manhã e da tarde. Só ônibus e táxis com passageiros podem trafegar por elas.

De 14 vias percorridas no horário de funcionamento, a reportagem encontrou agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em 3: avenidas Domingos de Morais/Jabaquara (zona sul), avenida Faria Lima e rua Cardeal Arcoverde (zona oeste).

A pior situação encontrada foi na avenida Aricanduva (zona leste). Sem a presença de fiscais, 99 veículos foram flagrados invadindo a faixa exclusiva em dez minutos, no trecho entre as avenidas Arraias do Araguaia e dos Latinos, na Cidade Líder.

A faixa exclusiva da Radial Leste tinha ondulações e remendos irregulares em diversos pontos, principalmente perto de paradas de ônibus.

Rubens Cavallari-15.mai.13/Folhapress
Câmeras flagram motoristas trafegando em faixas exclusivas de ônibus na zona leste de SP
Câmeras flagram motoristas trafegando em faixas exclusivas de ônibus na zona leste de SP

No corredor formado pelas avenidas Domingos de Morais e Jabaquara, entre as estações Ana Rosa e São Judas do metrô (zona sul), dois marronzinhos faziam a fiscalização. "Não multei ninguém, mas a nossa presença inibe invasões", disse um agente.

Próximo à estação Ana Rosa outro agente multava carros estacionados irregularmente na faixa da direita.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa que gerencia o transporte) dizem que a fiscalização nas faixas exclusivas está sendo intensificada desde o começo deste ano.

Sobre as placas, informou que fará manutenção.

Entre janeiro e abril, foram aplicadas 45.167 multas a motoristas que invadiram a faixa exclusiva à direita, ante 3.965 autuações no mesmo período do ano passado -um aumento de 1.039%.

A infração rende multa de R$ 53,20, mais três pontos na carteira de habilitação.

Desde abril, a SPtrans já autorizou metade de seus fiscais (376) a aplicarem multas aos invasores, o que antes era feito por radares, agentes da CET e PMs credenciados. Em dez dias, eles foram responsáveis por 196 autuações.

Sobre problemas no asfalto, a prefeitura diz que todas as vias serão recapeadas no programa Tapa Buraco. (ANA FLÁVIA OLIVEIRA E ANDRÉ MONTEIRO)


Endereço da página: