Folha de S. Paulo


Policiais recusam 'bico oficial' em bairros da periferia de São Paulo

Dos 3.500 postos oferecidos pela prefeitura para policiais militares trabalharem em dias de folga, pelo menos 1.300 estão vagos, 37% do total. A maioria dos postos ociosos são para trabalhar em bairros da periferia da capital no período noturno.

Segundo o secretário municipal da Segurança Urbana, Roberto Porto, sobram vagas porque os PMs não querem trabalhar de noite desempenhando as novas atribuições da Operação Delegada, o "bico oficial" dos PMs.

O objetivo inicial da operação, implantada em 2009, era a fiscalização de camelôs. Agora os policiais também são orientados a flagrar irregularidades em comércios regulares, como venda de bebidas alcoólicas a menores e transgressões ao Psiu (Programa de Silêncio Urbano).

Das cinco subprefeituras com maior índice de criminalidade programadas para receber operação noturna --Vila Formosa (zona leste), Sé (centro), Campo Limpo, M'Boi Mirim e Capela do Socorro (todas na zona sul)--, só a região da Sé teve inscritos.

"Foram 120 [inscritos]. Temos vagas que não foram preenchidas por falta de interesse dos policiais", diz Porto, que acredita que a baixa adesão seja transitória.

Os números da prefeitura são diferentes dos da PM, que fala em 3.898 agentes na operação e redução de 23% do contingente, "conforme orientação da prefeitura".

O município nega a redução e diz que os PMs foram realocados. O Orçamento municipal prevê gastos de R$ 12 milhões por mês com a ação.

Policiais que não se identificaram dizem que há desinteresse pelas vagas por comodidade. "Ninguém quer trabalhar longe de casa, ainda mais à noite", disse um deles.

Na Lapa, zona oeste, a prefeitura diminuiu o efetivo durante o dia para oferecer 1.300 vagas à noite. Segundo lojistas, o número de policiais diminuiu na rua 12 de Outubro, uma das principais do bairro.

O mesmo teria ocorrido na rua 25 de Março, região central, segundo comerciantes.

Segundo Porto, Lapa e Pinheiros (zona oeste) tiveram o número de policiais reduzidos durante o dia, mas sem comprometer o trabalho.


Endereço da página: