Folha de S. Paulo


Defesa Civil confirma morte de bebê em Petrópolis; total de mortes sobe para 16

Agentes da Defesa Civil de Petrópolis confirmaram nesta segunda-feira (18) a morte de dois irmãos - um adolescente e um bebê - moradores da rua Doutor Thouzet no bairro de Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, são 16 mortes na cidade, entre eles, agentes da Defesa Civil que auxiliavam nas buscas de vítimas.

Envie seu relato ou imagem das chuvas no Rio
Sobe para dez o número de mortes em Petrópolis (RJ)
Chuva causa transtornos no Rio e aeroportos operam por instrumentos
'Se chover forte de novo teremos sérios problemas', diz leitor de Itaipava

Eles estavam em casa quando houve o deslizamento de terra. De acordo com relatos de vizinhos, a lama desceu pela encosta e arrastou um muro antes de atingir a residência, onde vivem cinco pessoas. Os pais e um terceiro filho do casal conseguiram escapar.

A chuva paralisou a região central do município de Petrópolis, na Região Serrana. Além de Quitandinha e Lagoinha (os dois locais com as ocorrências mais graves até o momento), uma boa parte dos bairros do município acabou afetada pelos deslizamentos de terra.

Muitas ruas e avenidas estão bloqueadas por árvores ou pelas quedas de barreiras.

Em São Vicente, bairro vizinho ao Quitandinha, a lama invadiu o apartamento do mestre de obras Flavio dos Santos Dias, 33, situado no primeiro andar do bloco 13 no conjunto habitacional Ernesto Bauer. O imóvel, de 43 metros quadrados, teve quarto e cozinha destruídos pelo deslizamento de terra.

"Só sobrou corredor e sala", lamenta Dias.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) está a caminho da cidade. "Estou em contato direto com o prefeito, o secretário Sérgio Simões [Defesa Civil] já se encontra em Petrópolis. Reforçamos o número de bombeiros com a ida do Grupamento de Salvamento. Colocamos todo o maquinário do Inea [Instituto Estadual do Ambiente] que já se encontra em Petrópolis para as eventuais necessidades nas áreas atingidas", disse Cabral.

Os bairros mais atingidos pela chuva são Alto da Serra, Quitandinha, Sargento Boening, Siméria e Lopes Trovão. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram. "O rio Piabanha é o que mais nos preocupa porque corta Petrópolis de ponta a ponta", disse Minc.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Petrópolis foi a cidade mais afetada, apresentando 21 pontos de deslizamentos ou alagamento. No bairro de Quitandinha, choveu 390 mm nas últimas 24 horas. Ainda chove forte por lá. Outros bairros bastante atingidos foram Independência (277 mm) e Doutor Thouzet (267 mm).

Marcelo T. Botelho/Leitor
Alagamento em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro; cidade registrou mortes após deslizamento de terra
Alagamento em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro; cidade registrou mortes após deslizamento de terra

Ele já estava na cama quando escutou um barulho, às 23h, de ontem. Abriu a janela e avistou um amontoado de terra que havia descido pela encosta situada atrás de seu prédio. Após um segundo deslizamento, um hora depois, Dias e sua mulher abandonaram o imóvel.

"Quando voltei hoje no início da manhã, estava tudo destruído. Tinha lama até o teto", acrescentou Dias.


Endereço da página:

Links no texto: