Folha de S. Paulo


Casos graves de dengue e mortes pela doença devem ser notificados em até 24 horas

Uma portaria do Ministério da Saúde, que deve ser publicada no "Diário Oficial da União" nos próximos dias, determina que casos suspeitos de dengue grave e de mortes provocadas pela doença devem ser notificados às autoridades em no máximo 24 horas. Segundo o ministério, a medida visa agilizar a análise dos casos e acompanhar melhor o atendimento dado aos pacientes.

Pará registra primeiro caso de dengue tipo 4
Amazonas confirma primeira morte por dengue no ano
16 Estados têm risco muito alto de dengue, diz Ministério da Saúde

Atualmente,16 Estados têm risco muito alto de ter surto de dengue, segundo o Ministério da Saúde. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. São Paulo tem risco moderado.

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve se reunir com os secretários estaduais de saúde desses 16 Estados para discutir medidas de prevenção, controle da doença e atenção ao paciente.

O grau de risco de cada local foi calculado a partir de seis fatores, entre eles o número de casos em anos anteriores e a infestação do local por larvas do mosquito Aedes Aegypti, que transmite o vírus.

Segundo esse mesmo critério, há 70 municípios com alto risco de surto. Os casos nessas cidades serão monitorados semanalmente e os óbitos, diariamente. Haverá a distribuição de materiais educacionais, e o ministério também enviará a prefeituras minutas de projetos de lei prevendo desconto no IPTU para quem não tiver focos do inseto em casa.


Endereço da página:

Links no texto: