Folha de S. Paulo


Rio de Janeiro recebe festival de cultura andaluza

A gastronomia é um dos principais atrativos da primeira série cultural dedicada à região espanhola da Andaluzia, que começa nesta sexta-feira (5), no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

O ponto forte das atividades será a difusão da gastronomia andaluza, com os cozinheiros Kisko García, de Córdoba, e Brígida Jiménez, da província de Jaén, que trarão para o Brasil os sabores da cozinha mediterrânea, em que o azeite de oliva é protagonista.

Até terça (9), García cozinhará no restaurante espanhol Entretapas um menu degustação em que os curiosos poderão conhecer pratos típicos como o salmorejo (uma sopa fria de tomate), os flamenquines (carne com queijo) ou o rabo de touro.

Na próxima semana, os apreciadores do azeite de oliva poderão participar de um curso de degustação ministrado por Brígida Jiménez, no qual aprenderão a identificar o aroma do produto e seus benefícios para a saúde.

Os encontros gastronômicos se complementam nesta sexta (5) com um ciclo de cinema, uma mostra de violão flamenco e uma homenagem a um dos escritores andaluzes mais universais, Federico García Lorca.


Endereço da página: