Folha de S. Paulo


Como crescer?

Não existe um padrão único de crescimento empresarial, dado que ele é fruto de uma série de fatores - oportunidade de mercado, injeção financeira, concorrência, bens substitutos etc. Porém, existem algumas tipologias de crescimento.

Muitas empresas brasileiras tem um crescimento lento, fruto dos investimentos feitos a partir dos lucros obtidos. A cada ano, o empreendedor investe uma pequena parte do lucro na empresa, de modo que ela, gradual e lentamente, vai aumentando suas operações. É o que chamamos do "devagar e sempre".

Em países com mais oportunidades de financiamento, o crescimento é mais rápido, e quando ocorre a injeção de capital, fruto de um investidor anjo, um capitalista de risco ou até mesmo empréstimos bancários, dado que a taxa de juros nesses países é baixa, a empresa consegue dar saltos notáveis de crescimento.

Empresas também apresentam um crescimento rápido quando encontram-se em uma situação competitiva favorável - não há concorrentes diretos, não há produtos substitutos, fornecedores possuem pouco poder de barganha. Ou seja, ela opera em um "oceano azul", colhendo os frutos por ter um produto ou serviço inovador.

Há o caso também das empresas que crescem rapidamente por ter um recurso raro, valioso e difícil de imitar. Patentes, acesso a crédito, funcionários muito qualificados ou redes de contatos são exemplos de recursos.

Por fim, existem empresas cujo crescimento se dá de forma alternada, ora experimentando períodos de crescimento, ora apresentando deficit de vendas.

Neste caso, as variações nas vendas ocorrem devido a um contexto externo à empresa - variação na taxa de câmbio ou crise econômica, por exemplo. Em países economicamente instáveis como o nosso, esse ainda é um padrão muito comum.

É muito importante que a empresa consiga identificar seu padrão de crescimento, a fim de que possa reconhecer e influenciar positivamente os fatores que o impactam.

E você, já identificou como sua empresa cresce?


Endereço da página: