Folha de S. Paulo


Posso usar a internet sozinho?

Muitas crianças só usam a internet quando estão com os pais. Você acessa a internet sozinho, quando está só com seus colegas ou na hora do intervalo da escola? Essa internet é mesmo uma tentação.

Na rede, a criançada visita as páginas dos amigos no Facebook (e olha que muitos nem têm 13 anos ainda, idade mínima para acessar a rede social, e só usam porque mentiram a idade!), faz comentários, conta piadas, faz fofoca de colegas e muito mais.

De vez em quando, dá até briga por causa do que aconteceu na rede. Algumas crianças são até humilhadas, vê se pode!

E o que dizer dos vídeos do YouTube, então? Fale a verdade: você se mata de rir com alguns deles e ainda compartilha com seus colegas, não é? E tem mesmo vídeos que são muito engraçados. Mas muitos deles apelam, mostram situações bizarras, acidentes, mortes etc.

Aí você está vendo um vídeo legal e, ao lado, aparece a chamada para um outro que nem é tão legal assim. O que acontece? Dois ou três cliques depois, está vendo coisas que não são legais de assistir na sua idade.

Sabe, há conteúdos que não são bons de a criança ver na internet. Há cenas de violência, morte, brigas com xingamentos, tem de tudo! E por que não é bom ver isso sozinho?

Porque, você pode até não saber, seus pensamentos guardam tudo isso, sem ao menos perceber. Depois, uma hora qualquer, eles incomodam muito e atrapalham sua vida.

Já pensou, na sua idade, ter de trabalhar para se sustentar? Não faz sentido, já que isso é coisa de gente grande. É a mesma coisa com muitos conteúdos que existem na internet.

Se você usa a internet sozinho, diga a seus pais que precisa deles por perto quando for usar, porque ainda é uma criança e, muitas vezes, sabe o que quer ver, falar, comentar, mas não sabe se é bom ou não para você e para os outros.

Eles irão ajudar você!

Beck
Tira de Armandinho para a Folhinha de 29/11
Beck
Tira de Armandinho para a Folhinha de 29/11

Escreva para folhinha@uol.com.br com dúvidas, comentários e sugestões para a coluna; coloque nome, idade e "Quebra-Cabeça" na linha de assunto.


Endereço da página: