Folha de S. Paulo


Cabeça dividida

A seleção brasileira inicia hoje a sua última semana de preparação para a Copa das Confederações com pelo menos cinco jogadores que estão com seus futuros indefinidos. Enquanto treinam com o time nacional, Jefferson, Thiago Silva, Fernando, Paulinho e Bernard ainda estão no meio de negociações para mudarem de clube, fator que atrapalha na concentração para a competição.

Pendências. Fernando e Bernard são os que têm suas transferências mais encaminhadas. O volante está com as negociações avançadas para deixar o Grêmio e atuar no leste europeu. Bernard é cobiçado pelo Borussia Dortmund e pelo Tottenham. Paulinho hoje tem clubes da Europa como os principais interessados. Jefferson ainda está em fase inicial de negociação. E Thiago Silva pode deixar o PSG.

Um a menos. Essa lista de jogadores que ainda estão com o futuro em aberto só não é maior porque Leandro Damião foi cortado. O atacante também deve ser negociado para o futebol europeu agora.

Regra... A Fifa comunicou as confederações nacionais que está mantido em 2014 o período de descanso para os jogadores que forem convocados para a Copa do Mundo.

...e exceção. De 18 a 25 de maio de 2014, nenhum jogador que for participar da Copa poderá entrar em campo. Há apenas uma exceção: os finalistas da Copa dos Campeões, que jogarão em 24 de maio, poderão atuar por seus clubes.

Já era. A medida contraria o desejo de alguma associações, que haviam solicitado à Fifa para que pudessem realizar partidas neste período.

Copa verde. Durante a Copa das Confederações, haverá uma campanha para a conservação de árvores que envolverá os torcedores do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Dois "Robokeepers" (goleiros robôs) serão instalados nas fans-fests das duas cidades-sedes e ficarão disponíveis para os torcedores jogarem. A cada gol marcado no robô, 100 árvores deverão ser conservadas.

Colaborou MARCEL RIZZO, de São Paulo


Endereço da página: