Folha de S. Paulo


Mônica Moura negociava no Iguatemi dinheiro para campanha de Dilma

Mauricio Camargo/Eleven
São Paulo, SP, Brasil, 04 de fevereiro de 2016 â€
Fachada do shopping Iguatemi, na zona oeste de São Paulo

Os encontros de Fernando Migliaccio com Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, para tratar de dinheiro para a campanha eleitoral de 2014 ocorriam em endereço badalado de SP: o shopping Iguatemi. O ex-executivo da Odebrecht disse, em depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que acertou pagamentos de R$ 16 milhões a ela e ao marido no exterior.

DESTINO
Migliaccio afirma que os pagamentos, via caixa dois, se destinavam à campanha eleitoral de Dilma Rousseff em 2014. A defesa da ex-presidente pediu que o ministro Herman Benjamin, relator do processo que investiga a chapa Dilma/Michel Temer por abuso de poder no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determine a Migliaccio que apresente provas.

LÁ LONGE
Migliaccio disse, em seu depoimento, que documentos e anotações estão em seu computador, que se encontra hoje nas mãos de autoridades da Suíça, país onde ele foi preso em novembro.

PARECE QUE É ASSIM
O Ministério Público Federal deu parecer favorável ao trancamento da ação penal contra Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, que estava sendo acusado de lavagem de dinheiro relacionada ao armazenamento do acervo presidencial de Lula. O MPF endossou os argumentos do advogado Fernando Fernandes, de que os objetos são de interesse público e que portanto não seria crime o armazenamento deles ter sido pago pela OAS.

LINHA DIRETA
O parecer se estende a Lula e a Léo Pinheiro, da OAS.

POR UM FIO
Um grupo de juristas, advogados e entidades ligadas aos direitos humanos entregará nesta quarta (15) uma carta à ministra Cármen Lúcia pedindo providências para humanizar os presídios brasileiros. Uma delas é que a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) coloque em pauta na corte pedido das defensorias públicas para que réus primários, que não tenham atuado com violência nem integrem organizações criminosas cumpram pena fora do cárcere.

EU ASSINO
Ao encontro devem comparecer advogados como José Carlos Dias, Alberto Toron e Marina Dias, presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), Marcus Fuchs, do Instituto Pro Bono, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP, e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB.

LUZ NA PASSARELA
A primeira-dama da capital, Bia Doria, o ator Selton Mello e o cantor Seu Jorge com a namorada, a publicitária Karina Maluf, circularam pela abertura da São Paulo Fashion Week, na segunda (13). O cabeleireiro Celso Kamura, a apresentadora Isabella Fiorentino e o estilista Oskar Metsavaht também estiveram no evento, no prédio da Bienal, no parque Ibirapuera.

PAMONHA INDIE
Pamonha será um dos quitutes disponíveis no camarim para músicos dos Strokes quando vierem ao Brasil para o Lollapalooza, em março. A banda pediu comidas típicas do país —pão de queijo está na lista.

NÚCLEO BASE
O Ira!, banda de Nasi e Edgard Scandurra, gravou DVD da turnê acústica "Ira! Folk", no Citibank Hall, no sábado (11). O violonista Yamandu Costa e a cantora Fernanda Takai fizeram participações especiais.

EM JOGO
Youtubers que falam sobre games em seus vídeos, Fê Batista e Zangado vão participar de campanha do Ministério da Saúde sobre a campanha de vacinação contra HPV e meningite C. A pasta chamou ambos para tentar atingir o público-alvo, meninos e meninas de 9 a 14 anos. Os dois vão dar dicas de um jogo que o governo vai lançar para estimular a imunização.

NO ESCURO
O cartunista Mauricio de Sousa e os cantores Lenine e Luciana Mello vão apoiar a edição deste ano da Hora do Planeta. A ação da ONG WWF-Brasil, que propõe o desligamento das luzes entre as 20h30 e 21h30, será no dia 25 de março, um sábado. O objetivo é que as pessoas reflitam sobre aquecimento global e mudanças climáticas.

CURTO-CIRCUITO

Giuliana Romanno é uma das marcas que desfilam nesta quarta (15) na SPFW, às 11h.

Bandas latino-americanas fazem show no domingo (19), no Teatro Sérgio Cardoso, em solidariedade às vítimas dos incêndios no Chile. A renda será revertida para os atingidos pela tragédia.

O Festival Sai da Rede 2017 - O Som Que Vem da Web, do CCBB-SP, começa nesta quarta (15), com shows de Rubel e do grupo Carne Doce.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI E BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: