Folha de S. Paulo


Lula, FHC e Marina Silva defendem demarcação de terras indígenas

Lula, Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva estão pensando da mesma forma ao menos sobre um tema: a defesa da demarcação de terras indígenas.

MESMA TRIBO
Os três foram procurados pelo Instituto Socioambiental (ISA) para responder a duas perguntas iguais sobre o assunto. A ONG tomou a iniciativa diante do que chama de "ofensiva contra os direitos indígenas, de populações tradicionais e de assentados de reforma agrária". Entre as ameaças, a entidade cita a PEC em tramitação no Congresso que transfere aos parlamentares decisões sobre demarcação e mudanças de regras discutidas pelo Ministério da Justiça.

OS GOLPISTAS
O petista enviou resposta à entidade na qual diz que "o ataque às terras indígenas acontece no contexto do ataque à nossa democracia, [...] com o golpe na presidenta Dilma Rousseff". Para Lula, "grupos de interesse poderosos estão atacando os direitos e conquistas dos mais fracos".

OS SECTÁRIOS
"Sou francamente favorável à continuidade das demarcações, dentro da lei", afirmou FHC. "A despeito da 'maré reacionária', há condições de resistir. É preciso encontrar aliados no Congresso e no Judiciário", seguiu o tucano, pregando o combate ao "sectarismo". "Há muita gente que, embora divirja em questões partidárias, está do mesmo lado quando essas questões estão sobre a mesa."

OS PARASITAS
A ex-ministra do Meio Ambiente disse ver com "tristeza e preocupação" reações à demarcação e também à titulação de quilombos e à criação de unidades de conservação e de assentamentos. Para a líder da Rede Sustentabilidade, isso é resultado da força de interesses econômicos. "Não vejo saída sem que a Justiça exerça sua função primordial de limpar do ambiente político os parasitas que condenam a todos nós ao atraso, sofrimento e vergonha."

VERSÃO FINAL
O ISA publica em seu site, nesta sexta (23), a íntegra das respostas dos três.

MÚSICA DO NORTE
A cantora Patrícia Bastos e o violonista Dante Ozzetti fizeram show na quarta (21), no Jazz B. A noite teve a participação dos músicos Caito Marcondes, Thaís Ozzetti e Marcia Novo. Também compareceram a designer Lala Tork, a produtora Thaianty Gonçalves e o cineasta Sergio Rozenblit.

MERCADO
O governo de Michel Temer (PMDB) separou R$ 1,7 milhão do orçamento para contratar uma empresa para servir autoridades em viagens nos aviões da Presidência durante um ano. A firma que vencer a concorrência deve ter capacidade de oferecer refeições a bordo, como almoço, jantar, chá e lanche. O edital exige que vários itens tenham opções sem glúten, sem gordura e sem lactose.

MERCADO 2
O governo lançou também licitação para comprar 1.800 carimbos, com custo total estimado em quase R$ 29 mil. A Presidência diz que a aquisição é para atender aos seus diversos órgãos durante 2017. E que a compra no atacado vai garantir economia.

ESCOLHIDA
A arquiteta Mariana Rolim será a próxima presidente do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de SP. Ela substitui a arquiteta Nádia Somekh, que foi indicada para o cargo em 2013. Mariana foi professora no Mackenzie e superintendente da Fundação Energia e Saneamento, que gere o Museu da Energia de São Paulo.

PROS PEQUENOS
O ator Lázaro Ramos, que lança na internet nesta sexta (23) a série infantil "Do Outro Lado de Lá", tinha a ideia inicial de exibi-la na TV. "Não consegui vender pois a produção ficou muito cara", diz Lázaro, que investiu dinheiro de seu bolso no projeto, produzido e dirigido por ele. A websérie, com sete crianças no elenco, usa o estilo de contos africanos para falar do Brasil.

VOU DE UBER
O horário em que os paulistanos mais usaram o Uber em 2016 foi das 20h às 21h, segundo balanço da empresa. O levantamento do aplicativo encontrou ainda um usuário em São Paulo que fez 1.283 viagens durante o ano –uma média de mais de 3,5 deslocamentos por dia.

CARNAVAL NO NATAL
O bloco Bangalafumenga fez ensaio aberto de seu desfile de Carnaval, na terça (20), no Carioca Club. Participaram do evento os músicos Edy, Gustavo Souza, Rodrigo Maranhão e Hamilton Fofão. Os empresários Flavia Doria, Cesar Pacci e Alan Edellstein também passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

Mestrinho, Bicho de Pé, Marcelo Mimoso, Peixelétrico, Rastapé, Trio Dona Zefa e Trio Sabiá se apresentam nesta sexta (23) à noite no Canto da Ema, em Pinheiros.

O hotel Emiliano Rio abre as portas nesta sexta, mas o restaurante Emile, que fica no local, funcionará só com reservas no primeiro mês.

com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e BRUNO FÁVERO


Endereço da página:

Links no texto: