Folha de S. Paulo


Status da visita de Temer à Argentina vai poupá-lo de protestos no Congresso

Lucas Jackson/AFP
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversa com Michel Temer na Assembleia-Geral da ONU
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversa com Michel Temer na Assembleia-Geral da ONU

A viagem de Michel Temer à Argentina, em outubro, não será tratada como visita de Estado. Isso só ocorreria, alega o governo do país vizinho, caso o presidente brasileiro visitasse o Congresso. Temer chegará a Buenos Aires numa segunda-feira (dia 3), quando não há sessão no Parlamento.

DESVIO
A chanceler do país, Susana Malcorra, afirmou à Folha que não há tempo para preparar uma visita de Estado, que deverá ser agendada para outra ocasião. A ideia, no entanto, é não expor Temer: tanto o Senado quanto a Câmara são dominados pela oposição peronista, contrária ao presidente brasileiro.

IMAGEM
Deputados já chegaram a fazer cartaz com a foto de Dilma Rousseff dizendo que o impeachment é golpe.

E declararam que o presidente argentino Mauricio Macri não deveria reconhecer o governo brasileiro.

PASSO A PASSO
O governo de Macri foi um dos primeiros a reconhecer o governo de Temer, quando ele ainda exercia a presidência interinamente. Mas pisa em ovos. Na visita do chanceler brasileiro José Serra ao país vizinho, em maio, não houve entrevista coletiva dele ao lado da colega argentina, como ocorre quando um chanceler visita o país.

VOLTA PRA CASA
E José Serra determinou o retorno do embaixador em Israel, Henrique da Silveira Sardinha Pinto, indicado em 2013 pelo governo Dilma.

Ele está sendo transferido para o Brasil, onde assumirá o cargo de subsecretário geral de Comunidades Brasileiras. O cargo, segundo o Itamaraty, é superior ao de embaixador. O Itamaraty ainda não informou qual será o substituto do diplomata no Estado judaico.

VOLTA PRA CASA 2
Em Tel Aviv, Sardinha Pinto lidou com duas crises diplomáticas: a tensão provocada pela crítica brasileira à invasão israelense a Gaza, em 2014, e a indicação do colono Dani Dayan à embaixada israelense em Brasília.

BIOGRAFIA
O deputado Expedito Netto (PSD-RO), que apresentou requerimento para convocar a artista plástica Tomie Ohtake, já morta, para depor na CPI da Lei Rouanet, diz que "em momento algum tive a intenção de interferir na biografia da senhora Ohtake". E pede "escusa aos familiares" dela "pelo equívoco".

PERDÃO
Ele diz que sua intenção era "solicitar a presença de um representante do Instituto Tomie Ohtake" para falar "sobre os mais de R$ 13 milhões recebidos pela Lei Rouanet em 2015, o que sinaliza uma forte concentração na captação de recursos".

FURO NA REDE
A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, pede na Justiça Eleitoral a impugnação de alianças da legenda em 39 cidades que não seguiram diretrizes nacionais do partido.

FURO NA REDE 2
A Rede havia determinado, entre outras resoluções, que não fossem feitas coligações majoritárias com o PSC, de deputados como Jair Bolsonaro e Marco Feliciano.

BAIRRO HISTÓRICO
O Conpresp (órgão do patrimônio histórico da prefeitura) abriu processo para tombar a Liberdade e a região das ruas da Glória e do Lavapés, final do primeiro caminho do litoral para a cidade de SP. Se a ideia vingar, a altura dos prédios, por exemplo, seria limitada a 15 m em quadras próximas.

ANIMADO DEMAIS
O blogueiro Bruno Rocha, o Hugo Gloss, vai dublar um dos papéis da animação "Trolls". É o primeiro trabalho do tipo que ele faz. Com estreia programada para 29 de outubro, o filme tem nos EUA as vozes dos atores Kunal Nayyar (que faz o mesmo personagem de Bruno), Justin Timberlake e Anna Kendrick.

NO MATO
O fotógrafo Sebastião Salgado está há 20 dias numa aldeia em que se chega depois de sete horas de viagem, em canoa, a partir de Rio Branco, no Acre. Ele fotografa os índios Yawanawá para o livro sobre povos originários do Brasil. Na semana passada, Salgado recebeu a visita do senador Jorge Viana (PT-AC).

NA CIDADE
E o fotógrafo receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Acre, nesta quinta (22).

-

PRÓXIMO EPISÓDIO
A atriz Jéssica Ellen, 24, que sai do ar nesta semana com o fim da série "Justiça", está escalada para participar de outras duas produções na Globo; ela emenda trabalhos desde 2012, quando estreou em "Malhação".

-

PESSOAS DE NEGÓCIOS
O advogado Modesto Carvalhosa lançou na segunda (19) o livro "Tratado do Direito Empresarial", com a presença do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, dos ex-ministros Nelson Jobim e Flavio Bierrenbach e dos advogados Rogério Taffarello, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e Roberto Delmanto Jr.

-

CURTO-CIRCUITO

A Casa Hope comemora 20 anos nesta quarta-feira (21) na Casa Fasano.

Millena Machado faz nesta quarta o lançamento da campanha #surdoehquemfala, para ajudar pessoas com deficiência a conseguir emprego.

O artista plástico Roberto Camasmie abre exposição na noite desta quarta nos Jardins.

A Cartier realiza nesta quarta jantar com Pedro Andrade na casa de Dado Castello Branco para apresentar novo relógio.

Com JOELMIR TAVARES, LETÍCIA MORI e DIEGO ZERBATO; colaborou LUCIANA DYNIEWICZ, de Buenos Aires.


Endereço da página:

Links no texto: