Folha de S. Paulo


Em reviravolta, STF pode não aprovar descriminalização das drogas

Reversão de expectativas no STF (Supremo Tribunal Federal): a aprovação da descriminalização das drogas, que parecia certa há alguns dias, pode agora não passar pelo crivo dos ministros. O tema volta à pauta amanhã.

JÁ PERDEU
De acordo com um dos mais antigos magistrados do STF, já está sendo formada maioria para manter o consumo de drogas como crime, ainda que o usuário não vá preso. Ele prevê um placar de pelo menos seis votos pela manutenção da lei, podendo chegar a até oito votos.

JÁ GANHOU
Outros dois magistrados, que são a favor da descriminalização, admitiram à coluna que o STF está dividido. Um deles diz que a aprovação está sendo mais difícil do que imaginava. Mas afirma acreditar que a proposta chegará aos seis votos necessários para ser aprovada.

BALANÇA
Garantidos, mesmo, pela descriminalização, é possível computar até agora três votos: o do relator, Gilmar Mendes, o de Dias Toffoli e o do ministro Luís Roberto Barroso. Teori Zavaski e Celso de Mello poderiam acompanhá-los. Na turma dos que devem votar pela manutenção da criminalização destaca-se Marco Aurélio de Mello. Luiz Fux já deu sinais de que pode acompanhá-lo.

ROMARIA
O pedido de vista do ministro Edson Fachin, interrompendo a votação sobre a descriminalização, foi considerado crucial para que o tema dividisse o STF. Depois disso os gabinetes dos ministros foram inundados com mensagens e visitas de pessoas com histórias dramáticas sobre drogas, defendendo que o consumo siga sendo considerado crime.

SOBRE O PALCO
O ator Tarcísio Meira voltou aos palcos com a peça "O Camareiro", que teve pré-estreia para convidados no sábado (5), no Teatro Porto Seguro. O compositor Carlos Careqa e as atrizes Bia Seidl, Clarisse Abujamra e Miriam Mehler passaram por lá. O ator Antônio Fagundes foi com o filho, Bruno Fagundes. Os atores Kiko Mascarenhas, Chris Couto e Karen Coelho fazem parte do elenco.

DE LONGE
O vice-presidente Michel Temer viaja à Rússia no próximo sábado. Lidera comitiva de seis ministros -entre eles, o da Defesa, Jaques Wagner, o da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, a da Agricultura, Kátia Abreu, e o das Minas e Energia, Eduardo Braga.

MÁQUINA DO TEMPO
Uma ação para divulgar o livro "Ovelha - Memórias de um Pastor Gay" e protestar contra o "obscurantismo" será feita no Congresso Nacional nesta quarta (9). A Geração Editorial, que publicou a obra de Gustavo Magnani, diz que pretende confrontar deputados e senadores com a provocação de que a pauta da casa "voltou à Idade Média". Uma versão menor do livro será entregue aos parlamentares.

TUDO EM FAMÍLIA
O ator e diretor Marcos Caruso recebeu convidados na estreia do espetáculo "Família Lyons" no Teatro Anchieta, na sexta (4). Os atores Antônio Petrin e Vera Holtz e a empresária Mary Nigri assistiram ao espetáculo, que conta com Rogério Fróes e Suzana Faini no elenco.

OUTRO TETO
Zezé Di Camargo colocou a casa que vivia com a ex-mulher, Zilú, em Alphaville, à venda. Ele tem planos de se mudar para um apartamento em SP. O cantor parte no dia 14 para turnê nos EUA e no Canadá, onde toca pela primeira vez. Viaja com a namorada, Graciele Lacerda.

CURTO-CIRCUITO

Vento em Madeira, Mônica Salmaso e Amilton Godoy estreiam show hoje, às 21h, no Espaço Cultural Cachuera!, em Perdizes.

Gilberto Dimenstein faz palestra na Unibes Cultural sobre territórios criativos, nesta terça (8), às 20h30.

Renato Castanhari Jr. lança o livro "Ladeira da Memória" nesta terça (8), às 19h, na Livraria Cultura do shopping Iguatemi.

O livro "Reforma Eleitoral no Brasil", organizado por Joaquim Falcão, será lançado nesta terça (8), às 19h, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis.

O chá beneficente em prol da Creche Esperança Nova Aurora é quarta (9), às 14h, no Buffet Villa Bisutti

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: