Folha de S. Paulo


Ministério da Saúde promete agilizar aprovação de testes em humanos

O Ministério da Saúde iniciou diálogo com os cientistas da área médica que pedem a revisão das normas sobre pesquisas clínicas no Brasil e prometeu mudanças para agilizar a aprovação de testes que envolvem seres humanos.

CONSULTÓRIO
O grupo, que publicou carta aberta à presidente Dilma Rousseff reclamando da burocracia e pedindo mais autonomia para a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), vai preparar uma proposta junto com o ministério. Para os cientistas, o país está atrasado no estudo de novos remédios e terapias. As duas partes terão uma segunda reunião nesta semana. Da primeira participaram os médicos Paulo Hoff e Paulo Niemeyer Filho, entre outros.

CONSULTÓRIO 2
No Senado, a pasta vai negociar a aprovação do projeto que regulamenta os testes. "Queremos agilidade, mas não podemos ter pressa e fazer malfeito. Temos que garantir as pesquisas, mas também a segurança de quem participa delas e os princípios bioéticos", diz Adriano Massuda, secretário de ciência e tecnologia do ministério.

Gus Vieira/Divulgação
A designer e artista Nina Coimbra pose em frente a sua obra no CCBB de Brasília
A designer e artista Nina Coimbra pose em frente a sua obra no CCBB de Brasília

PAIS E FILHOS
Filha do casal que inspirou Renato Russo a compor a música "Eduardo e Mônica", a designer Nina Coimbra, 31, faz de Brasília, a cidade onde nasceu e mora, uma inspiração constante. "É impossível viver numa obra de arte e não se influenciar por isso", diz a também artista plástica e cenógrafa, que estudou artes em Nova York e restauração na Itália.

*

Nina se lembra do líder da Legião Urbana, que era amigo de seus pais, indo buscá-la na escola quando era criança. "Meus colegas ficavam loucos", diz ela, que posou perto da instalação com redes que criou no CCBB da capital federal.

ÂNCORA
O brasileiro confia mais nos líderes de negócios do que nos da política. O placar é de 28% de aprovação contra 12%, segundo pesquisa da Ketchum, uma das principais agências de relações públicas no país. Para 79% das pessoas ouvidas, o desempenho dos políticos está abaixo da expectativa. E só 2% acham que eles assumem as responsabilidades de seus cargos.

CIDADES DE PAPEL
É um ex-morador de rua o vencedor do concurso da Prefeitura de SP para o projeto de um monumento na Sé para pedir respeito a essa população. Deverson Max das Dores, 20, fez um desenho em alusão ao massacre de sete moradores da praça em 2004. Ele, que hoje vive em um centro municipal de acolhida, sonha em ser roteirista.

TAPETE ESTENDIDO
Realizadora do Prêmio Jabuti, a CBL (Câmara Brasileira do Livro) planeja homenagear Mauricio de Sousa na cerimônia de premiação, em dezembro, no Auditório Ibirapuera. O cartunista faz 80 anos em 2015. "Quero um evento pomposo, com glamour, tapete vermelho", diz o presidente Luís Antonio Torelli.

PÁGINA VIRADA
E a CBL pensou em chamar Malala Yousafzai para a edição de 2016 da Bienal do Livro de SP, que também organiza. Mas desistiu ao saber do complexo esquema de segurança para trazer a paquistanesa que sofreu um atentado e lançou um livro sobre seu ativismo pró-mulheres.

PÁGINA VIRADA 2
Além dos próprios guarda-costas da ganhadora do Nobel da Paz, a Polícia Federal teria que escoltá-la e fazer varreduras para prevenir atos terroristas. No hotel, o andar do quarto dela teria que ser todo bloqueado.

HISTÓRIA CANTADA
A cantora Zélia Duncan está em cartaz até 27 de outubro com o espetáculo "ToTatiando", em homenagem à obra do músico Luiz Tatit. O jornalista Caco Barcellos e as atrizes Regina Braga e Cláudia Missura foram à estreia da montagem, na terça (11), no Teatro Porto Seguro.

REVIVENDO TARSILA
Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da pintora homônima, diz que gostaria de ver Gloria Pires como protagonista do filme que está produzindo sobre a tia-avó. "Mas é só um sonho. Não temos elenco definido", conta. O longa tem autorização para captar quase R$ 20 milhões via leis de incentivo e é uma coprodução com a Inglaterra. Tarsilinha, como é conhecida, também idealizou exposição sobre a artista que começa no fim do mês no shopping Pátio Higienópolis.

FÉRIAS DAS FÉRIAS
O apresentador Marcos Mion viajou com a mulher, Suzana Gullo, para a Grécia. É um segundo período de folga, após as férias com os três filhos. O casal comemora dez anos de união e o aniversário de Suzana, nesta sexta (21). As crianças ficaram com a avó materna e uma babá.

CASA DE BARRO
A ceramista Katiane Suruí participou de debate antes da abertura da exposição "Cerâmicas do Brasil", no espaço A Casa Museu do Objeto Brasileiro. Inês Antonini é uma das artistas com obras na mostra, que começou na quarta (12), em Pinheiros.

*

CURTO-CIRCUITO

O Instituto Arte de Viver Bem faz jantar em prol da Casa da Mulher, nesta terça (18), no Rodeio, nos Jardins. Presença de Bruna Lombardi e Fábio Porchat.

Chico Santa Rita lança nesta segunda (17) "De como Aécio & Marina Ajudaram a Eleger Dilma", às 18h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

A revogação do Estatuto do Desarmamento é tema de audiência pública nesta segunda (17) na Alesp, a partir das 18h.

A cantora Suzana Salles e o violonista Pepê Mata Machado se apresentam nesta segunda (17), às 20h, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Livre.

A Faculdade de Direito da USP promove nesta semana o Simpósio Internacional de Direito Brasil-Japão.

com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI


Endereço da página:

Links no texto: