Folha de S. Paulo


Faturamento das fábricas da Zona Franca cai 8,11%

O faturamento do polo industrial de Manaus ficou em R$ 50,4 bilhões nos oito primeiros meses deste ano, o que significa um recuo de 8,11% em relação ao mesmo período de 2014.

Apenas o segmento de eletroeletrônicos, o principal da indústria da região, com 29,87% do faturamento total, registrou queda de 18,17%, de acordo com dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca).

"O ajuste fiscal federal e o de muitos Estados tiraram dinheiro da economia. Isso afetou principalmente os setores de produtos não essenciais", diz o superintendente em exercício da Suframa, Gustavo Igrejas.

O nível de emprego no polo teve desempenho ainda pior. A retração foi de 15,4% no período. Em agosto, 99,8 mil pessoas trabalhavam nas fábricas de Manaus.

"Quebramos negativamente a barreira das cem mil vagas de emprego. Desde abril de 2010, não descíamos a esse patamar."

A alta do dólar, que poderia dar competitividade às empresas, não tem ajudado, segundo Igrejas, pois elevou os custos dos componentes –importados, em sua maioria.

De 2010 para 2015, a participação dos insumos de outros países passou de 58,5% para 65,3%.

O superintendente projeta que 2015 termine com um faturamento de 10% a 15% menor do que o do ano passado. Em 2014, o resultado foi de R$ 87,4 bilhões, com um incremento de 4,9% na comparação com o ano anterior.

*

Diminui número de profissionais que se ausentam do trabalho

A quantidade de pessoas que se afastaram de seus empregos por doenças ou acidentes relacionados ao trabalho caiu 22% nos primeiros oito meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 146 mil casos, no total.

Uma greve de dois meses entre os servidores da Previdência é um dos motivos que explicam o recuo, afirma o professor da Unicamp Claudio Dedecca.

Mas essa não é a única causa: nos últimos anos já havia uma tendência de diminuição das quedas de licenças, apesar de não tão acentuadas como a registrada em 2015.

O que está por trás disso é uma alteração no perfil do emprego, explica Dedecca.

O setor de serviços, no qual há menos exposição a acidentes, viu um aumento do número de funcionários, o inverso do que aconteceu com a indústria do país.

Hoje, os problemas mais comuns entre as pessoas que tiveram de se ausentar por mais de 15 dias são os traumatismos, como fraturas dos pés ou das mãos.

Afastamentos por doenças sem ligação com o trabalho também diminuíram, mas em uma proporção menor, de 11,8%. Somados, foram 1,35 milhão de casos.

MENOS AUXÍLIO-DOENÇA - Cai número de afastados

*

Luxo no desmanche

O número de carros importados encontrados em desmanches em São Paulo cresceu, segundo a localizadora e rastreadora de veículos Tracker Brasil.

"É um fenômeno novo. Como o dólar está alto, as peças importadas ficam muitos caras e isso estimula o comércio paralelo de autopeças de veículos", diz o executivo da empresa, Carlos Betancur.

Mini Cooper, BMW e Mercedes foram os modelos mais encontrados na categoria luxo, em especial na zona norte da capital paulista.

No último trimestre, o número de roubos de veículos cresceu 10,21% na comparação com o mesmo período no ano anterior.

- Empresa de rastreamento de veículos registra 15 ocorrências por dia no último trimestre

*

Novas marcas... No ano em que comemora 25 anos, o Prêmio Folha Top of Mind terá quatro categorias novas: amaciante, esmalte de unha, máquina de café e requeijão. O segmento de motos volta a figurar na lista de pesquisa.

...na memória A premiação é resultado de pesquisas do Instituto Datafolha, que entrevistou 8.142 pessoas em 244 cidades em todas as regiões do país. A entrega do prêmio será na segunda-feira (26), no Tom Brasil, em São Paulo.

Pra lá... A missão comercial que vai para o Irã, de 25 a 28 de outubro, já tem 42 representantes de companhias brasileiras inscritos.

...de Teerã Das empresas que embarcam para tentar fechar negócios, 11 já exportam para o país, como Marfrig, Tramontina, Fanem (de equipamentos médico-hospitalares), entre outras, segundo a Apex.

Enviado... O engenheiro Olivier Bellion, 41, vai assumiu o comando da divisão brasileira da francesa Total Lubrificantes.

...estrangeiro Nascido na França, o executivo trabalha na empresa desde 1997.

*

Hora do café

com LUCIANA DYNIEWICZ, FELIPE GUTIERREZ, DOUGLAS GAVRAS e CLÁUDIO RABIN


Endereço da página:

Links no texto: