Datafolha


Disputa ao governo mineiro está indefinida, Anastasia (PSDB) tem 40% e Hélio Costa (PMDB) 37%

Eleições -

Número de Anastasia é mais conhecido do que de Hélio Costa

A menos de 20 dias para as eleições, pesquisa Datafolha realizada em Minas Gerais, revela que o candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), está numericamente à frente do seu principal oponente pela primeira vez, o ex-ministro das comunicações Hélio Costa (PMDB). Anastasia tem 40% das intenções de voto contra 37% de Hélio Costa. Considerando a margem de erro máxima para a pesquisa de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos continuam tecnicamente empatados, Anastasia poderia ter entre 42% e 38%, e Hélio Costa, entre 39% e 35% das intenções de voto.

O ex-ministro oscilou negativamente dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 09 de setembro, e o atual governador cresceu quatro pontos percentuais. Em julho, Anastasia tinha 18%, foi a 17% no início de agosto, 29% no final de agosto, 35% no início de setembro, e alcançou 36% na pesquisa anterior. Hélio Costa, por sua vez, teve os seus índices mais estáveis: iniciou a campanha, em julho com 44%, passou a 43%, manteve 43%, foi a 40% no início de setembro e alcançou 39% na pesquisa passada.

O levantamento ouviu 1837 eleitores mineiros entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, em 83 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO), Fabinho (PCB) e Professor Luiz Carlos (PSOL) atingiram 1% das intenções de voto, cada. Edilson Nascimento (PT do B) foi citado porém não alcançou 1% das intenções de voto. Estão indecisos 14% e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é distribuída proporcionalmente segundo o percentual de intenção de voto de cada candidato, Anastasia tem 50% das citações, contra 46% de Hélio Costa. Na pesquisa anterior, esses índices eram 45% e 50% respectivamente.

Anastasia cresceu em praticamente todos os segmentos do eleitorado mineiro, especialmente entre os eleitores de José Serra (de 49% para 61%), entre os eleitores mais escolarizados (de 45% para 57%), entre os que têm meia idade (de 26% para 34% entre os que têm entre 45 e 59 anos e de 33% para 40% entre os que têm entre 35 e 44 anos), entre os mais jovens (de 46% para 52%) e entre os mais ricos (de 54% para 61%).

Já Hélio Costa obteve variações negativas em quase todos os segmentos do eleitorado, especialmente entre os mais ricos (de 30% para 24%), entre os eleitores de José Serra (de 35% para 25%) e entre os mais escolarizados (de 36% para 27%).

Na capital, Belo Horizonte, Anastasia amplia sua vantagem em relação a Costa: 51% contra 30%. Na pesquisa anterior esses índices eram de 45% e 35% respectivamente. No interior, onde Hélio Costa tinha vantagem, os dois candidatos obtêm índice idêntico: 38%.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Antonio Anastasia tem 27% das citações contra 18% de Hélio Costa. Na pesquisa passada, os índices eram 22% de Anastasia contra 17% de Hélio Costa. Não souberam citar nenhum candidato espontaneamente 45% dos entrevistados. Outras respostas somam 3% e 3% afirmam votar em branco ou anular o voto.

Os candidatos mais rejeitados em Minas Gerais são Fabinho (PCB), com 25% e Vanessa Portugal (PSTU), também com 25%. Zé Fernando Aparecido (PV) é rejeitado por 22% dos eleitores, Professor Luiz Carlos (PSOL), por 21%, Adilson Rosa (PCO), por 20%, Edilson Nascimento (PT do B) por 19%. Hélio Costa é rejeitado por 18% e Anastasia por 15% dos eleitores mineiros. Não rejeitam nenhum candidato, 17% e 4% rejeitam todos. Dos eleitores, 20% não souberam responder.

Considerando um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Anastasia, o atual governador teria 45% contra 42% do ex-ministro. Esses índices, na pesquisa anterior eram de 47% de Costa contra 39% de Anastasia. Votariam em branco ou anulariam o voto, 4% e 9% não saberiam em quem votar. Na capital, Anastasia ganharia a eleição com 56% contra 32% de Hélio Costa. Esses índices, no início de setembro, eram 47% e 38% respectivamente.

A menos de 20 dias para o primeiro turno da eleição, 73% dos eleitores mineiros que declaram ter um candidato ou que pretendem votar nulo ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 21% e dão respostas incorretas 3%.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Antonio Anastasia, 30% mencionam corretamente o seu número, 68% afirmam não saber qual é. Dos eleitores de Hélio Costa, 82% não sabem o número do seu candidato (15), e somente 14% mencionam-no corretamente. Dos que afirmam que anulariam o seu voto, 73% não sabem como anular e somente 10% mencionam corretamente.

São Paulo, 16 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa


Endereço da página:

Links no texto: