Datafolha


Anastasia (PSDB) tem 42% e Hélio Costa (PMDB) 37%

Eleições -

Número de Anastasia é mais conhecido do que de Hélio Costa

A menos de 10 dias para as eleições, pesquisa Datafolha realizada em Minas Gerais, revela que o candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB), pela primeira vez, aparece à frente do seu principal oponente. Antonio Anastasia tem 42% das intenções de voto contra 37% de Hélio Costa (PMDB).

O ex-ministro manteve seu índice estável em relação à pesquisa anterior, de 14 de setembro, e o atual governador oscilou dois pontos percentuais. Em julho, Anastasia tinha 18%, foi a 17% no início de agosto, 29% no final de agosto, 35% no início de setembro, 36% no dia 09 de setembro e chegou a 40% na pesquisa anterior. Hélio Costa, por sua vez, iniciou a campanha, em julho com 44%, passou a 43%, manteve 43%, foi a 40% no início de setembro, 39% em 09 de setembro, e 37% na pesquisa anterior. A diferença de Anastasia para Hélio Costa passou de três para cinco pontos percentuais.

O levantamento ouviu 1974 eleitores mineiros entre os dias 21 e 22 de setembro de 2010, em 88 cidades do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima para o total da amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Adilson Rosa (PCO) e Edilson Nascimento (PT do B) atingiram 1% das intenções de voto, cada. Fabinho (PCB) e Professor Luiz Carlos (PSOL) foram citados porém não alcançaram 1% das intenções de voto, cada. Estão indecisos 13% e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é excluída, Anastasia tem 51% das citações, contra 44% de Hélio Costa. Na pesquisa anterior, esses índices eram 50% e 46% respectivamente.

Anastasia cresceu em praticamente todos os segmentos do eleitorado mineiro, especialmente na região metropolitana de Belo Horizonte (de 46% para 50%), entre os homens (de 39% para 43%), entre os que têm entre 45 e 59 anos (de 34% para 39%) e entre os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 43% para 49%). Anastasia também se destaca entre os eleitores de Marina Silva (de 41% para 49%).

Já Hélio Costa obteve sua maior variação negativa entre os mais velhos (de 39% para 34%), e obteve variações positivas: entre os mais escolarizados (de 27% para 32%), entre os mais ricos (de 24% para 36%) e entre os que tem renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (de 36% para 43%).

Na capital, Belo Horizonte, Anastasia tem agora 54% contra 32% de Costa. No interior, onde Hélio Costa tinha vantagem, os dois candidatos obtêm índices similares: 39% para o atual governador, e 38% para o ex-ministro.

Espontaneamente, sem a apresentação do cartão com os candidatos, Antonio Anastasia tem 27% das citações contra 20% de Hélio Costa. Na pesquisa passada, os índices eram 27% de Anastasia contra 18% de Hélio Costa. Não souberam citar nenhum candidato espontaneamente 42% dos entrevistados. Outras respostas somam 3% e 3% afirmam votar em branco ou anular o voto.

Os candidatos mais rejeitados em Minas Gerais são Fabinho (PCB), com 24% e Vanessa Portugal (PSTU), também com 24%. Zé Fernando Aparecido (PV), Adilson Rosa (PCO) e Professor Luiz Carlos (PSOL) são rejeitados por 19% dos eleitores, cada, e Edilson Nascimento (PT do B) por 18%. Hélio Costa é rejeitado por 20% e Anastasia por 15% dos eleitores mineiros. Não rejeitam nenhum candidato, 16% e 2% rejeitam todos. Dos eleitores, 21% não souberam responder.

Considerando um cenário de segundo turno entre Hélio Costa e Anastasia, o atual governador teria 47% contra 42% do ex-ministro. Esses índices, na pesquisa anterior eram de 45% de Anastasia contra 42% de Costa. Votariam em branco ou anulariam o voto, 4% e 8% não saberiam em quem votar. Na capital, Anastasia ganharia a eleição com 56% contra 35% de Hélio Costa. Esses índices, no início de setembro, eram 56% e 32%, respectivamente.

A menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição, 71% dos eleitores mineiros que declaram ter um candidato ou que pretendem votar nulo ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 21% e dão respostas incorretas 3%.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Antonio Anastasia, 27% mencionam corretamente o seu número, 67% afirmam não saber qual é (na pesquisa anterior, esses índices eram 30% e 68%). Dos eleitores de Hélio Costa, 79% não sabem o número do seu candidato (15), e somente 16% mencionam-no corretamente (em 14 de setembro, 82% e 14%). Dos que afirmam que anulariam o seu voto, 64% não sabem como anular e 22% mencionam corretamente.

*Aécio Neves (PSDB) lidera com 67% das intenções ao Senado
Itamar Franco (PPS) mantém segundo lugar*

Pesquisa Datafolha realizada a menos de duas semanas das eleições revela que Aécio mantém a liderança na corrida para o senado e tem 67% das intenções de voto, índice que era de 71% na pesquisa anterior. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) cresceu três pontos percentuais e alcança 43%. Pimentel (PT), ex-prefeito da capital mineira, manteve o mesmo índice do levantamento anterior: 32% das intenções de voto.

O levantamento ocorreu entre os dias 21 e 22 de setembro e ouviu 1974 eleitores mineiros em 88 cidades do estado. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Zito Vieira (PC do B) tem 3%, Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS), tem 2% das intenções de voto, cada. Com 1% das citações cada aparecem José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).

Como nessas eleições os eleitores devem votar para dois senadores, 7% dos eleitores mineiros afirmam votar em branco ou anular seu voto para uma das vagas, e 4% para as duas vagas. Não sabem em quem votar para uma das vagas somam 24% e 13% não sabem em quem votar para as duas vagas.

O Datafolha passa a divulgar também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo de votos válidos, Aécio Neves tem 44% das citações, seguido por Itamar Franco, com 28% e Pimentel, com 21%. Respectivamente, na pesquisa anterior esses índices eram 46%, 26% e 21%. Zito Vieira tem 2% das citações e com 1%, cada surgem Marilda Ribeiro, Rafael Pimenta, José João da Silva e Miguel Martini. Nessa situação, Betão, Efraim Moura e Mineirinho são citados, porém não alcançam 1% das intenções de voto, cada.

São Paulo, 23 de setembro de 2010.

Baixe esta pesquisa


Endereço da página:

Links no texto: