Datafolha


Dilma tem oscilação positiva de um ponto; vitória no primeiro turno permanece indefinida

Eleições -

Petista fica com 52% dos votos válidos; margem de erro é de dois pontos

Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos dias 28 e 29 de setembro mostra oscilação positiva de um ponto percentual na taxa de intenção de voto da candidata do PT, Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República. A ex-ministra de Lula fica com 47% das menções contra 44% da soma dos outros candidatos. José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) mantiveram os percentuais obtidos no levantamento feito um dia antes - 28% e 14%, respectivamente. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), alcança 1%, nenhum dos outros candidatos atinge a marca. Votos brancos e nulos somam 3%. Permanecem indecisos 6% dos eleitores.

A vantagem da petista para os demais candidatos, que no dia 27 era de dois pontos percentuais, agora fica em três pontos. Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os outros candidatos, maior a probabilidade de segundo turno.

Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma chega a 52% contra 48% dos demais candidatos. No levantamento feito na segunda-feira desta semana, essa taxa correspondia a 51%. José Serra e Marina Silva oscilaram negativamente um ponto percentual, cada e têm agora 31% e 15%, respectivamente. Plínio chega a 1%.

Para vencer a eleição no primeiro turno, Dilma Rousseff precisa de 50% mais um dos votos válidos. Como o resultado obtido pela petista está no limite da margem de erro prevista para o estudo (dois pontos percentuais), seria impossível afirmar com certeza que a ex-ministra seria eleita presidente no primeiro turno, caso a eleição fosse agora.

A oscilação positiva de Dilma no total da amostra se dá principalmente por conta da evolução da petista entre os moradores do Sul e Sudeste do país nestes dois últimos dias.

Na intenção de voto espontânea, Dilma oscila positivamente um ponto percentual e fica com 38% das menções. Serra também variou um ponto positivo e chega a 22%. Marina mantém-se estável com 11%. A taxa de indecisos oscila de 24% para 23%.

Sobre a rejeição dos eleitores aos candidatos a presidente, não são observadas variações expressivas. Serra é reprovado por 31%, Dilma por 27% e Marina por 17%. Plínio é que teve oscilação de 24% para 22% na resistência pelo seu nome.

*Em simulação de segundo turno, Dilma tem 53% e serra 39%
40% ainda desconhecem número dos candidatos*

Na simulação de segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, a petista também oscilou positivamente um ponto percentual. Passou de 52% para 53%, enquanto o tucano manteve seus 39%. Brancos e nulos totalizam 5% e dizem não saber em quem votar, caso ocorra o confronto, 3% dos entrevistados.

Sobre o conhecimento do número dos candidatos, 55% acertam os algarismos a serem digitados na urna para confirmar o voto para presidente da República. Erram ao arriscar uma resposta 3% dos eleitores, enquanto 40% admitem desconhecê-los e 2% afirmam não saber como anular o voto.

Entre os eleitores de Dilma a maioria (64%) cita o número 13. Entre os que pretendem votar em José Serra, essa taxa é de 53%. Marina Silva continua sendo a candidata com pior desempenho no conhecimento de seu número. A taxa dos que citam corretamente o número da candidata do PV cresceu sete pontos, mas ainda não é majoritário - subiu de 32% para 39%.

São Paulo, 29 de setembro de 2010

Baixe esta pesquisa


Endereço da página:

Links no texto: