Dilma cresce, e empata com Serra
Elei��es -
Petista cresce em todas as regi�es do pa�s
Dilma Rousseff (PT) e Jos� Serra (PSDB) est�o empatados em pesquisa de inten��o de voto para presidente realizada pelo Datafolha. Cada um tem 37%. Em rela��o ao cen�rio sem Ciro Gomes da pesquisa anterior, feita em abril, a petista cresceu sete pontos percentuais e o tucano perdeu cinco pontos. Marina Silva (PV) manteve-se com 12%.
Neste levantamento, foram entrevistados 2660 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 20 e 21 de maio de 2010, e a margem de erro � dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foi a primeira pesquisa realizada ap�s a exibi��o do programa eleitoral do PT, no �ltimo dia 13, e ap�s a desist�ncia de Ciro Gomes de concorrer � presid�ncia.
O percentual de eleitores que pretende anular ou voto ou votar em branco variou tr�s pontos em rela��o ao m�s passado. Em abril, eram 8% e agora s�o 5%. Os indecisos oscilaram de 8% para 9%.
O Datafolha tamb�m avaliou a inten��o de voto em um cen�rio com candidatos "nanicos". Tamb�m nesse cen�rio, os dois principais postulantes ao Planalto aparecem empatados, cada um com 36% das inten��es de voto. Marina Silva tem 10%. De oito candidatos de partidos menores, apenas Jos� Maria Eymael (PSDC) e Z� Maria (PSTU) atingem 1%.
Na inten��o de voto espont�nea, a candidata Dilma Rousseff tamb�m cresce. A ex-ministra ganhou seis pontos e chegou a 19%. Jos� Serra est� com 14%, contra 12% em abril. Oscilou de 7% para 5% os que declaram voto em Lula, e 3% afirmam votar no candidato do Lula. Declaram n�o saber 49%, contra 54% do levantamento anterior.
A rejei��o � candidata do PT diminuiu. Quando questionado em quem n�o votariam no primeiro turno das elei��es, 20% afirmaram que n�o votariam em Dilma (eram 24% em abril). J� o �ndice dos que rejeitam Serra oscilou de 24% para 27%.
Dilma cresce em todas as regi�es
Dilma Rousseff cresceu em todas as regi�es brasileiras. No Sudeste, maior col�gio eleitoral do pa�s, ganhou sete pontos, e agora tem 33%. Serra, por sua vez, perdeu cinco pontos e agora tem 40%.
No Sul, os dois candidatos est�o tecnicamente empatados. O peessedebista ainda lidera, com 38% das inten��es de voto, mas perdeu dez pontos em rela��o ao m�s passado; Dilma cresceu nove e est� com 35%.
No Nordeste, a petista ampliou sua vantagem sobre o tucano. Cresceu de 37% para 44%, e Serra manteve-se em 33%.
No Norte/Centro-Oeste, o ex-governador de S�o Paulo perdeu oito pontos e a lideran�a na pesquisa para Dilma, que ganhou nove pontos. Agora, a petista tem 40% contra 34% do candidato da oposi��o.
Tamb�m observa-se um ganho pulverizado de Dilma na an�lise por segmentos. A candidata cresceu sete pontos entre os homens e chegou a 42% das inten��es de voto. Serra perdeu cinco e est� com 36%. Entre as mulheres Serra ainda lidera, mas perdeu cinco pontos enquanto Dilma cresceu oito (est� com 38% e Dilma est� com 33%).
Essa mesma movimenta��o de aumento de inten��es de voto em Dilma em detrimento de Serra tamb�m acontece nas diferentes quebras por idade (maior movimenta��o na faixa de 16-24 anos, na qual Serra oscila de 45% para 39%, e Dilma de 27% para 36%), escolaridade (maior movimenta��o na escolaridade m�dia, na qual Serra sai de 42% para 36%, e Dilma de 31% para 40%) e renda (exceto na faixa de 5 a 10 sal�rios m�nimos, na qual Marina cresce de 11% para 22% em detrimento dos dois principais candidatos).
Candidatos tamb�m est�o empatados em simula��o de segundo turno
Se o segundo turno das elei��es para presidente fosse hoje, Serra e Dilma estariam tecnicamente empatados. Dilma teria 46% dos votos e Serra 45%. Na pesquisa anterior, essa diferen�a era de dez pontos a favor de Serra (50% a 40%). Os �ndices de eleitores que votariam em branco ou anulariam e os indecisos variaram dentro da margem de erro da pesquisa e est�o em 5% e 4%, respectivamente.
Numa simula��o de segundo turno contra Marina, ambos os candidatos venceriam a ex-ministra do Meio-Ambiente. Serra ganharia por 52% a 34%, e Dilma por 53% a 30%.
37% viram propaganda de Dilma no �ltimo m�s. Em rela��o �s propagandas de Serra, essa taxa � de 29%
A pesquisa do Datafolha tamb�m avaliou o alcance das propagandas eleitorais de 2010, e pouco mais de um ter�o dos eleitores foi impactado pelas inser��es comerciais de partidos e candidatos a presidente no �ltimo m�s.
Quando a resposta foi estimulada por candidato, lembram-se de ter visto na TV propaganda da candidata petista 37%, de Serra 29% e de Marina 21%. Dos eleitores entrevistados, 27% assistiram a alguma entrevista de Dilma em programas de televis�o, 25% viram entrevista de Serra e 16% de Marina. O Nordeste foi a regi�o onde menos eleitores assistiram � propaganda/entrevista de algum candidato.
Dos eleitores de Dilma, 45% assistiram a alguma propaganda da candidata na TV nos �ltimos 30 dias. Dos eleitores de Serra, 35% viram propaganda da petista. J� a propaganda de Serra foi vista por 32% de seus eleitores e por 30% dos eleitores de Dilma.
Mesmo estimulados, apenas 5% dos eleitores brasileiros declaram ter ouvido alguma propaganda no r�dio nos �ltimos 30 dias.
Em respostas espont�neas, a maioria (55%) afirma n�o ter visto nenhuma propaganda de candidatos a presidente ou partido na TV neste ano. J� 28% declaram ter visto propaganda da candidata petista, 20% de Serra, 12% de Marina e 8% do PT. Apenas 12% disseram ter ouvido no r�dio alguma propaganda, sendo mais citados comerciais de Dilma (5%) e Serra (4%).
Espontaneamente, nos �ltimos 30 dias, 33% recordam-se de alguma inser��o na TV. A propaganda de Dilma foi a mais lembrada (21%), seguida por comercial do Serra (14%). Apenas 7% dos entrevistados afirmam ter ouvido no r�dio alguma propaganda no �ltimo m�s.
Marina Silva � conhecida por 73%. Em abril esse �ndice era de 63%
Em um m�s, Marina Silva tornou-se mais conhecida dos eleitores. Questionados sobre o n�vel de conhecimento dos pr�-candidatos �s elei��es de outubro, 90% dos entrevistados conhecem Dilma Rousseff, 98% conhecem Jos� Serra e 73% conhecem Marina Silva. Na pesquisa anterior, feita em abril de 2010, Dilma era conhecida por 89%, dos quais 16% conheciam-na muito bem, 33% conheciam-na um pouco e 39% apenas de ouvir falar; Jos� Serra era conhecido por 97%, dos quais 34% diziam conhec�-lo, mesmo �ndice daqueles que afirmavam conhec�-lo um pouco e 29% apenas tinham ouvido falar no candidato.
Marina era conhecida por 63% dos entrevistados, dos quais apenas 9% afirmavam conhec�-la bem, 21% conheciam um pouco e 33% conheciam-na apenas de ouvir falar. Na pesquisa atual, dos que conhecem Dilma, 15% alegam conhec�-la muito bem, 35% conhecem um pouco e 41% conhecem s� de ouvir falar. Dos que conhecem Jos� Serra, 34% o conhecem muito bem, 36% o conhecem um pouco e 28% apenas ouviram falar dele. Dos que conhecem Marina Silva, 10% conhecem muito bem a candidata, 25% conhecem um pouco e 38% conhecem apenas de ouvir falar.
Entre os entrevistados na regi�o Nordeste que conhecem a candidata Dilma (88%), 46% conhecem apenas de ouvir falar e 12% conhecem muito bem. Entre os eleitores da regi�o Sul que alegam conhecer Serra (97%), 32% o conhecem muito bem e 39% conhecem um pouco. Entre os entrevistados nas regi�es Norte/Centro-Oeste que conhecem Marina Silva (80%), 42% a conhecem s� de ouvir falar e 13% a conhecem muito bem.
Dilma e Marina s�o mais conhecidas entre os homens (92% e 75%, respectivamente) do que entre as mulheres (89% e 72%, respectivamente), fen�meno este que n�o se repete com Jos� Serra, igualmente conhecido entre homens e mulheres (98% cada).
Na distribui��o por idade, entre aqueles com 60 anos ou mais, 88% conhecem Dilma Rousseff, dos quais 11% a conhecem muito bem e 29% a conhecem um pouco. Na faixa compreendida entre 45 e 59 anos, 98% conhecem Jos� Serra, dos quais 38% conhecem muito bem e 32% conhecem um pouco. Entre a popula��o mais jovem, 16 e 24 anos, 69% dizem conhecer Marina Silva, dos quais 6% conhecem muito bem e 39% s� ouviram falar sobre a candidata.
Quanto menor a escolaridade, menor � o conhecimento sobre os pr�-candidatos. Entre aqueles que possuem o ensino fundamental, 14% afirmaram que n�o conhecem Dilma Rousseff, 3% n�o conhecem Jos� Serra e 31% n�o conhecem Marina Silva, j� entre aqueles com ensino m�dio, os �ndices baixam para 6%, 1% e 27%, respectivamente.
Na mesma raz�o, quanto maior a renda familiar, maior o n�vel de informa��o sobre os candidatos: entre aqueles que possuem renda familiar m�dia mensal de at� dois sal�rios m�nimos, 97% conhecem Serra, dos quais 25% o conhecem muito bem, 68% conhecem Marina, dos quais 5% a conhecem muito bem e 88% conhecem Dilma, entre os quais 9% a conhecem muito bem. Entre aqueles que possuem renda familiar de mais de 10 sal�rios m�nimos mensais, 99% conhecem Serra, 89% conhecem Marina e 97% conhecem Dilma.
71% sabem que Dilma � a candidata de Lula
Questionados se o apoio do presidente Lula a um candidato levaria � escolha desse nome, 44% responderam que escolheriam com certeza, 26% responderam que n�o votariam nesse candidato e 22% responderam que talvez votem nesse candidato. Na pesquisa anterior, as taxas eram de 38%, 27% e 27%, respectivamente. Entre os eleitores do Sudeste, 37% responderam que escolheriam esse candidato, 33% n�o votariam nele e 22% talvez votariam no candidato apoiado pelo presidente. Entre os eleitores da regi�o Nordeste, 59% afirmam que escolheriam com certeza esse candidato, 15% n�o votariam nesse candidato e 21% talvez votassem no candidato.
Entre aqueles com ensino fundamental, 50% afirmaram que escolheriam com certeza o candidato apoiado pelo presidente Lula e 23% n�o votariam nesse candidato. Entre aqueles com ensino m�dio, 42% afirmam que votariam no candidato apoiado pelo presidente e 26% talvez votariam nesse candidato. Entre aqueles com renda familiar mensal de at� dois sal�rios m�nimos, 50% afirmaram que escolheriam esse candidato e entre aqueles com renda familiar de 5 a 10 sal�rios m�nimos, 29% escolheriam com certeza o candidato apoiado pelo presidente. Entre aqueles que avaliam o governo do presidente Lula como �timo ou bom, 54% afirmaram votar em candidato apoiado pelo presidente e 16% afirmaram que n�o.
Questionados se conhecem o candidato(a) apoiado(a) pelo presidente Lula, 20% dos entrevistados afirmaram n�o saber quem o presidente apoia; oito pontos percentuais a menos que na pesquisa anterior. J� 71% disseram que Lula apoia Dilma Rousseff (antes eram 61%), 5% citaram Jos� Serra (mesma taxa anterior), e 4% Marina Silva (antes pontuava 3%). Entre os eleitores no Nordeste, 69% afirmaram que o candidato apoiado por Lula � Dilma Rousseff, 21% afirmaram n�o saber e 3% pensam que � Jos� Serra. Entre os entrevistados do Norte/Centro Oeste, 6% pensam que o candidato do presidente Lula � Marina Silva e 15% n�o sabem.
Quanto ao n�vel de escolaridade, entre aqueles que possuem ensino fundamental, 60% responderam que o candidato apoiado pelo presidente Lula � Dilma Rousseff, 28% afirmaram n�o saber, 7% pensam que � Jos� Serra e 5% acreditam ser Marina Silva. Entre aqueles com ensino superior, 95% sabem que o presidente Lula apoia a candidata Dilma Rousseff.
S�o Paulo, 21 de maio de 2010.