Folha de S. Paulo


Banda indie jordaniana El-Morabba3 conquista público com rock eletrônico  assista a 3 vídeos

Diogo Bercito

O site egípcio Mada Masr fez uma ótima recomendação musical neste final de semana: a banda indie jordaniana de rock eletrônico El-Morabba3. O grupo, cujo nome em árabe significa algo como o quadrado, foi formado em 2008 e já lançou dois álbuns. Em abril sua canção Abaad Shwaii 1 ganhou o prêmio de melhor produção independente durante o Arab Nation Music Awards.

O primeiro trabalho do El-Morabba3 levava o nome da banda e foi marcado por sua mensagem política. O ano era 2012 e países como Egito e Tunísia haviam derrubado seus governos, no que foi chamado de Primavera Árabe. Não estava evidente àquela altura que as revoltas levariam a violentos conflitos civis ainda em andamento em países como Líbia, Síria, Iêmen e Iraque. O novo álbum, lançado no ano passado, se chama Taraf El-Khayt  menos político e mais experimental.

A crítica de Ahmed El Sabbagh no Mada Masr descreve a banda assim:

El-Morabba3 mistura um crescente gosto por indie-rock e synth-pop com sons mais eletrônicos e máquinas de percussão. Violões e guitarras eram seus principais instrumentos no primeiro álbum, mas as melhores canções no segundo disco deixam o violão de lado, abrindo espaço para seus serpenteantes sons sintéticos.

Veja abaixo três clipes da banda:

EL MOKHTALIFEEN
O figurino e maquiagem são especialmente impactantes nesta canção que diz, em determinado trecho: Onde estão vocês? Onde eu estou? Onde estão todos aqueles que são diferentes?

YA ZEIN
Versão acústica. A letra diz: Ó Zein, me conte tudo que você guarda dentro de você e de que você não fala. O que eu não quero é que você me controle. O que não quero é que eles controlem você.

HADA TANI
A canção, também em versão acústica, diz: Você quer esta vida, e as pessoas estão morrendo. Quer um carro grande, e todo o mundo está feliz. Seu carro não cabe na rua da casa da sua família.


Endereço da página:

Links no texto: