Folha de S. Paulo


SpaceX faz lançamento de foguete usado!

Salvador Nogueira

A empresa americana SpaceX deu um passo importante rumo ao barateamento do acesso ao espaço nesta quinta-feira (30), ao relançar pela primeira vez um primeiro estágio do foguete Falcon 9  um foguete orbital usado. Ou, como prefere dizer a companhia do bilionário Elon Musk, testado em voo.

O lançamento ocorreu na plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, assim que a janela de oportunidade se abriu, às 19h27 (de Brasília). Após o voo, o primeiro estágio fez um novo pouso numa balsa no oceano Atlântico. Em tese, pode ser reutilizado mais uma vez. Mas há rumores de que ele será conservado como peça de museu pelo feito histórico.

O foguete colocou em órbita geoestacionária, a 36 mil km, um satélite de telecomunicações da empresa SES. Nenhuma das partes no negócio revelou quanto foi pago no lançamento do lançador recauchutado, mas a SpaceX chegou a dizer que seria possível reduzir em 30% o custo de um voo. Atualmente, um lançamento de Falcon 9 não sai por menos de US$ 62 milhões.

Confira como foi, na transmissão ao vivo do Mensageiro Sideral.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube


Endereço da página:

Links no texto: