Folha de S. Paulo


Amós Oz e outros debatem sociedade em ciclo do Fronteiras do Pensamento

A temporada 2017 do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento pretende formar um mosaico com as visões de nove pensadores acerca do tema "Civilização - A Sociedade e seus Valores".

De maio a dezembro, palestram em São Paulo nomes como o economista francês Thomas Piketty, o escritor cubano Leonardo Padura e o escritor israelense Amós Oz.

Bel Pedrosa/Divulgação
Amós Oz, escritor israelense. Rio de jAneiro foto:© BELPEDROSA/Divulgacao.
O escritor israelense Amós Oz, que se apresenta em junho, é destaque da programação

A abertura da edição, no dia 17 de maio, fica a cargo de do físico italiano Carlo Rovelli –os ingressos serão vendidos a partir desta sexta (17).

"A primeira preocupação do Fronteiras é mostrar a pluralidade de visões sobre a questão, cada um dos convidados tem um viés", diz o curador Fernando Schüler.

As abordagens vão da memória em países em transformação, como no caso de Padura, ao conceito de paz em regiões de conflitos, no de Oz.

O curador explica que o tema teve como ponto de partida os fenômenos das migrações e crise de refugiados na Europa.

Para Schüler, os fatos ainda são pouco compreendidos e levantam questões sobre os pilares da civilização, como a tolerância e o confronto entre diferentes culturas.

"[O evento] é um convite à reflexão mais lenta em um mundo rápido, um momento para recuperar a fruição das ideias e conectar pessoas", afirma o curador.

*

PROGRAMAÇÃO

17/5 - Carlo Rovelli
Físico italiano, autor de "Sete Breves Lições de Física" e um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica.

07/6 - Gilles Lipovetsky e Eduardo Giannetti
O filósofo francês encontra-se com o economista e cientista social brasileiro.

26/6 - Amós Oz
O escritor israelense e ativista político, semifinalista do Man Booker International Prize neste ano por "Judas", abordará o conceito de paz em regiões de conflito.

23/8 - Leonardo Padura
O escritor e jornalista cubano, autor de "O Homem que Amava os Cachorros", falará sobre a memória em um país em transformação, como Cuba.

27/9 - Thomas Piketty
Economista francês, autor do best-seller "O Capital no Século XXI", é conhecido por suas pesquisas sobre economia da desigualdade.

25/10 - Niall Ferguson
Historiador britânico e professor da Universidade Stanford, é autor de "Civilização - Ocidente x Oriente".

08/11 - Deirdre McCloskey
A economista norte-americana é autora de mais de uma dezena de livros nas áreas da economia de livre mercado e origem do mundo moderno.

06/12 - Martha Nussbaum
A filósofa norte-americana, professora da Universidade de Chicago, defende as humanidades na educação.

-

QUANDO de 17/5 a 6/12
ONDE Teatro Santander, av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, tel. (11) 4003-1022
QUANTO de R$ 1.688 (balcão) a R$ 2.886 (plateia) o pacote –assinantes da Folha têm 50% de desconto. Venda na bilheteria da casa e pelo site entretix.com.br.


Endereço da página: