13/01/2005
-
19h08
Após reclamação de idosos, Schin vai tirar comercial do ar
FABIANA FUTEMAda
Folha OnlineA Schincariol deve tirar do ar a partir de hoje um dos filmes da campanha publicitária da cerveja Nova Schin. É a propaganda que mostra
dois jovens sendo perseguidos por idosas, algumas portadoras de deficiência física. Para escapar, eles entram no freezer e vão parar numa praia cheia de gente nova e bonita.
A decisão da Schincariol atende à reivindicação do Gaepi (Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso), do Ministério Público de São Paulo.
Em ofício enviado à Schincariol, o Ministério Público pede que o filme seja tirado do ar, sob pena de abertura de uma ação contra a cervejaria. "Se a propaganda voltar a ser veiculada, a cervejaria corre o risco de ser acionada e ser obrigada a pagar uma multa", disse o promotor Edson Alves dia Costa.
Segundo ele, a propaganda da Schincariol é ofensiva aos idosos. "Mostra idosos em situação de desvantagem aos jovens, pois têm dificuldades de locomoção. E dá a idéia de que o velho tem de ser substituído pelo jovem."
Costa diz que o filme fere o Estatuto do Idoso e o Código de Defesa do Consumidor, que considera abusiva a publicidade discriminatória.
Procurada pela reportagem, a Schincariol ainda não se manifestou sobre o assunto.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Gaepi
Leia o que já foi publicado sobre a Schincariol