Folha de S. Paulo


WhatsApp anuncia teste de ferramenta para empresa falar com clientes

Yasuyoshi Chiba/AFP
A screen shot of the popular WhatsApp smartphone application is seen after a court in Brazil ordered cellular service providers nationwide to block the application for two days in Rio de Janeiro, Brazil, on December 17, 2015. The unprecedented 48-hour blockage was to implement a Sao Paulo state court order and was to take effect at 0200 GMT Thursday, although it was not immediately clear if service providers would acquiesce to the order.The court said WhatsApp had been asked several times to cooperate in a criminal investigation, but had repeatedly failed to comply. AFP PHOTO / YASUYOSHI CHIBA ORG XMIT: YCH098
Logo do WhatsApp; aplicativo deve ter versão para empresas

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (5) que começará testes de novas ferramentas para serem usadas por empresas para sua comunicação com consumidores.

É a primeira vez que a empresa, criada em 2008 e comprada pelo Facebook seis anos depois, cria uma iniciativa para o mercado corporativo.

A ação também indica um caminho para a companhia começar a gerar receita —a empresa tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em seu aplicativo por dia, todos usando o serviço gratuitamente.

Os testes serão feitos a partir de pilotos com companhias selecionadas. O WhatsApp não informou quantas empresas participam desta etapa do desenvolvimento das ferramentas.

A empresa afirmou que ainda não há uma data de lançamento das novas funções, mas elas devem chegar ao mercado em alguns meses.

Segundo o WhatssApp, é possível que empresas venham a pagar uma taxa pelo uso do app, mas isso não deve acontecer no curto prazo.

Em um post em seu blog oficial, o WhatsApp afirma que o aplicativo já é usado para a comunicação entre consumidores e companhias, porém de modo rudimentar.

A ferramenta deverá trazer novas formas de gerenciar múltiplas conversas e maneiras mais eficientes para reconhecer se uma comunicação corporativa vem de conta confiável, desafios que o WhatsApp reconhece existir para empresas que usam o app hoje.

Haverá um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução mais robusta para grandes, como companhias aéreas, lojas virtuais e bancos.

Elas poderão usar o serviço para oferecer informações como horários de voos e confirmações de entrega, por exemplo.

BRASIL

No Brasil, o serviço é testado pelo banco Itaú. Inicialmente ele é oferecido para alguns clientes do banco na categoria Personnalité Digital (segmento de contas digitais para alta renda). Os

participantes do piloto podem se comunicar com seus gerentes a partir do aplicativo, além do e-mail, chat e mensagens SMS.

Do lado dos gerentes, as mensagens que chegarem pelo aplicativo irão para uma caixa junto com as mensagens recebidas pelos outros canais, com cores diferentes identificando a origem de cada uma delas.

Ricardo Guerra, diretor-executivo do Itaú, diz que o banco rotineiramente recebe pedidos para incluir o canal do WhatsApp em seu atendimento. A participação no piloto vem com o objetivo de atender essa demanda reprimida, segundo ele.

A princípio, o Itaú não terá uma conta verificada que garanta aos clientes que receberem mensagens que o conteúdo é realmente do banco. Para garantir o máximo de segurança aos clientes, a empresa deverá divulgar o número com o qual atende para que eles o reconheçam ao serem contatados.

O projeto deverá ser ampliado aos poucos. Entre as funções que o banco estuda incluir estão envio de notificações e alertas.

O Itaú não informa qual o número de clientes que já têm acesso ao piloto nem quantos são membros da categoria onde ocorre a primeira implantação do WhatsApp.

O banco diz que a iniciativa contará com o envolvimento de mais de 50 profissionais em contato direto com a matriz do WhatsApp no Vale do Silício (EUA).


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