Folha de S. Paulo


Sem espalhafato, Mineirinho vira referência do surfe brasileiro

Kelly Cestari/WSL
O campeão mundial de surfe no World Surf League (WSL),Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho
Adriano de Souza, o Mineirinho, participa da etapa da World Surf League (WSL)

Mais velho da geração batizada de "Brazilian Storm" (tempestade brasileira), Adriano de Souza, o Mineirinho, 30, destoa dos demais. Quase monossilábico e baixo (1,67 m), tem estilo de surfe clássico, com manobras seguras e mais conhecidas como rasgadas e tubos, enquanto os compatriotas focam a estratégia nos aéreos.

Em Saquarema, ele tem atuado como de costume: discretamente, faz baterias sem espalhafato e avança de fase.

Nesta sexta(12), após disputa com o compatriota Ian Gouveia (filho de Fábio Gouveia, 47, seu rival no passado), ele avançou para a quarta fase da competição. Neste sábado (13), se o mar permitir, enfrentará Gabriel Medina e Wiggolly Dantas.

A nova geração do surfe nacional deve a Mineirinho o pioneirismo de tratar o esporte com dedicação profissional. Formado desde cedo com forte estrutura de apoio -fisioterapia e controle nutricional, por exemplo-, chegou ao topo mais pela perseverança do que pela habilidade.

É o que mostra o recém-lançado "Como Se Tornar Um Campeão" (Intrínseca), da jornalista Márcia Vieira. A biografia parte da infância pobre de Mineirinho na favela Santo Antônio, em Guarujá, e desemboca na conquista do Mundial de surfe em 2015.

Filho de um dono de birosca que trabalhou a maior parte da vida em salinas no Rio Grande do Norte e uma dona de casa, Mineirinho passou por dificuldades que o levaram a quadro de anemia que tem de controlar até hoje.

Foi o exemplo do irmão, o militar Ângelo, e a gana de sair da penúria que lhe incutiram a abnegação ao esporte.

"Nunca fui apontado como a promessa que iria trazer títulos para o Brasil. Tinha que trazer algo diferenciado para ter uma vantagem sobre os demais, que é a minha postura", diz Mineirinho à Folha.

Em trecho do livro, ele diz frase que mostra o modo como encara o esporte: "Sou um funcionário na World Surf League. Sigo ordens".

Como se Tornar um Campeão
Márcia Vieira
l
Comprar

Em Saquarema, a primeira preocupação de Mineirinho é colocar óculos e boné e exibir patrocinadores que estampam a prancha. Desde adolescente, o surfista entendeu que para ser profissional também teria que trabalhar fora d'água com patrocinadores.

Aos nove anos de idade, passou a ser patrocinado pela marca de roupas Hang Loose. Pouco depois, orientado por empresário, passou a ter aulas de natação e treinamento de controle de apneia (suspensão da respiração).

Pelo modos militar, Mineirinho encontrou a disciplina que a profissão exige. Assim, se transformou no líder da geração mais talentosa do surfe brasileiro.

Como se tornar um campeão
Autora: Márcia Vieira
Editora: Intrínseca (173 págs.)
Preço: R$ 35 (aproximado)


Endereço da página:

Links no texto: