Folha de S. Paulo


Com independência financeira, mulheres hoje exigem a fidelidade

Fotolia
Com independência econômica, as mulheres passaram a exigir muito mais dos parceiros
Com independência econômica, as mulheres passaram a exigir muito mais dos parceiros

Tenho muitos alunos que pesquisam relações não-monogâmicas. É impressionante o interesse por temas como poliamor, suingue, amor livre, relação aberta, entre outros.

No entanto, na minha pesquisa com casais de diferentes idades, percebo que a valorização da fidelidade é cada vez maior.

Como explicar este paradoxo?

Se antes, como mostro no livro "A Outra", era muito mais comum as mulheres aceitarem "dividir um homem entre a matriz e a filial", hoje elas querem ser únicas. Como disse uma professora de 39 anos, elas querem se sentir superiores às demais mulheres, especialmente nos domínios afetivo e sexual.

"A vida inteira minha mãe aceitou passivamente que meu pai tivesse amantes. Ela só estudou até o segundo grau, nunca trabalhou, sempre foi totalmente dependente dele. Sofreu demais, mas nunca se separou. Lutei muito para ser independente, nunca dependi de homem. Por que vou aceitar um homem pela metade se quero um companheiro por inteiro? Quero um homem que reconheça o meu valor e que me ame do jeito que mereço ser amada."

Com a maior escolarização e independência econômica, com mais liberdade sexual, com o crescente número de divórcios, as mulheres passaram a exigir muito mais dos parceiros, como disse a professora.

"Não sei como os homens ainda são infiéis. Uma única mulher já dá muito trabalho, imagina duas ou três? Acho que muitos são fiéis por preguiça, porque as mulheres atualmente não aceitam mais a posição de amante invisível ou a de esposa traída."

A Outra
Mirian Goldenberg
l
Comprar

Muitos homens também não querem se dividir entre "a mulher da casa e a mulher da rua, a esposa que cuida dos filhos e a amante que dá prazer", como disse um arquiteto de 48 anos:

"Tenho amigos que se gabam por terem aventuras com muitas mulheres. Acham que são mais machos do que eu por serem infiéis. Se eu quisesse poderia ter amantes, pois o homem casado é muito disputado por algumas mulheres. Eu escolhi ser fiel, não é um sacrifício ou uma obrigação. Sou fiel porque eu amo, desejo, respeito e tenho muito orgulho da minha mulher. Sei que é muito difícil encontrar uma mulher que combine tanto comigo e que me faça tão feliz. Por que iria trair o meu amor, minha amada amante, minha melhor amiga, minha companheira de vida?"


Endereço da página:

Links no texto: