Folha de S. Paulo


Comercial LGBT na TV é 'questão de tempo' para marqueteiro

Grandes empresas brasileiras estão vestindo a camisa LGBT. Ao menos em campanhas na web veiculadas em datas comemorativas, como no Dia Internacional do Orgulho LGBT. Em 28 de junho deste ano, algumas campanhas foram lançadas.

Uma das maiores empresas de cosméticos do mundo, a Avon lançou recentemente o comercial "Sinta na Pele", vídeo no qual drag queens, transexuais, lésbicas e gays usam um recém-lançado produto da empresa.

Ricardo Patrocínio, vice-presidente de marketing da Avon brasileira, conversou sobre a campanha com Chico Felitti e Pedro Diniz, ambos do blog "Gays & Afins", da Folha.

"É uma continuidade do trabalho que a empresa faz há décadas, com empoderamento feminino e questões como o combate à violência contra a mulher", disse Patrocínio. Segundo ele, a propaganda não foi voltada para aumentar as vendas do produto dentro do segmento LGBT, mas sim para reforçar um posicionamento da marca.

Também participou da discussão Alberto Pereira Jr., jornalista, roteirista e um dos protagonistas de uma campanha LGBT que a Skol lançou na mesma data. No comercial "Estrada", Yolanda, um modelo de aparência andrógena, sofre preconceito enquanto anda por uma via. Mas, depois de enfrentar dificuldades, encontra apoio em outras pessoas e termina numa multidão que o celebra por quem ele é.

"O público vai ficar de olho na marca, depois de ela fazer a propaganda. Se fizer um comercial sexista daqui a uns meses, vão perguntar: 'Mas não era você apoiando a igualdade no Dia do Orgulho?'", disse Pereira Jr.


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