Folha de S. Paulo


Mães de atletas revelam como lidam com dores e alegrias dos filhos

Mãe de atleta precisa, antes de tudo, ter coração forte. É o que ensinam Lidia Silva, mãe de Aline, primeira campeã mundial brasileira da luta livre, e Roseane Zanetti, mãe de Arthur, medalhista de ouro na ginástica artística na Olimpíada de Londres-2012. As duas foram entrevistadas na "TV Folha" pela colunista de Esporte Mariana Lajolo.

"Na Olimpíada, quando vimos a nota, eu e o pai dele começamos a gritar, pular. O pessoal em volta não entendeu nada. Só saiu um: 'my son [meu filho, em inglês]'. Aí todo mundo começou a nos cumprimentar, mostramos foto do Arthur, foi uma festa. Eu tive de ficar mais um tempo no ginásio, vendo a competição, porque minhas pernas tremiam e eu não conseguia andar", diz Roseane, sobre a principal conquista do filho.

Além da emoção, as mães precisam aprender a lidar com as dores dos filhos e com a transformação na rotina da família. Quando eles estão em dieta, por exemplo, todo mundo passa a comer de forma mais saudável. Nas derrotas, também precisam aprender a lidar com a reação deles.

"Quando a Aline perde uma luta, eu dou um tempo sem ligar para ela. Sei que se ligar para tentar consolar, ela vai ficar brava", diz Lidia.


Endereço da página: