Folha de S. Paulo


Consultor aponta principais mudanças na declaração de IR em 2016

Despesas médicas, CPF de dependente a partir de 14 anos e botão único de envio da declaração. Essas são as principais mudanças na declaração do Imposto de Renda em 2016, relativo aos rendimentos do ano anterior, segundo o consultor Antônio Teixeira, responsável pela área de Imposto de Renda da consultoria Sage IOB.

As declarações de 2016 poder ser encaminhadas à Receita Federal a partir desta terça (1). O prazo vai até o dia 29 de abril.

Teixeira, que também responde às dúvidas encaminhas pelos leitores da Folha, lembrou que a partir deste anos os todos os dependentes, a partir de 14, devem ter CPF; até o ano passado, a exigência valia para os dependentes a partir de 16 anos.

Desde o ano passado, os médicos e demais profissionais de saúde passaram a informar à Receita Federal os recebimentos específicos de cada paciente; até então, os recebimentos eram informados em conjunto. Por esse motivo, haverá maior rigor na verificação dos honorários desses profissionais declarados pelos contribuintes

Outra novidade é o botão único para o envio da declaração, que substituirá os dois procedimentos –gravação e envio.

Na entrevista, Teixeira comentou ainda sobre os principais erros e motivos que levam os contribuintes a ter a declaração retida pela malha fina.

Quem tiver dúvidas sobre a declaração pode enviar e-mail para IR2016@grupofolha.com.br.


Endereço da página: