Folha de S. Paulo


BC não deveria aumentar juros nesta reunião, avalia economista

Com Brasil em recessão e a inflação se mostrando persistente, o Banco Central não deveria elevar os juros na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que termina nesta quarta-feira (20). A avaliação é de Manuel Enriquez García, presidente do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), em conversa ao lado de Eduardo Velho, economista-chefe da INVX Global Partners.

Para García, os aumentos sucessivos não ajudam a reduzir as expectativas futuras que poderiam ter efeito sobre a inflação, com impacto também nas curvas de juros de médio e longo prazos. Já Velho avalia que, estatisticamente, o impacto da elevação da taxa básica ( Selic) teria impacto reduzido na inflação de curto prazo. No entanto, o BC deveria aumentar os juros para não perder credibilidade da política monetária

Na conversa, os economistas falam ainda sobre a tendência de queda dos preços de petróleo, que afetam a Petrobras. Hoje, os preços das ações da estatal chegaram a ser negociados abaixo de R$ 5 pela primeira vez desde 2003. Para eles, o corte de gastos anunciado pela petrolífera vai ajudar a melhorar a situação financeira da Petrobras, mas outras ações são necessárias.

Leia mais reportagens de Mercado


Endereço da página:

Links no texto: