Folha de S. Paulo


Operação Lava Jato vira exemplo em debate sobre ufologia; assista

A ausência de elementos concretos faz da ufologia um estudo polêmico e provoca debates acalorados. É o que comprova o vídeo acima, transmitido pela "TV Folha" e com as participações de Ademar José Gevaerd, jornalista e editor da "Revista Ufo"; e de Salvador Nogueira, do blog Mensageiro Sideral e que não crê em discos voadores.

Apesar de reconhecer que "não existe nada impossível", Salvador diz que a ufologia não tem potencial para ensinar nada sobre extraterrestres. Em defesa, Gevaerd afirma que o estudo "está se refinando" por passar a entender que não se chega a lugar algum se não se unir a instituições científicas.

Mediador do debate, Ricardo Mioto, que edita "Ciência" na *Folha*, diz estranhar o fato de o consenso científico ir na contramão de tudo o que é defendido pela ufologia. Gevaerd, então, explica que um dos atributos do estudo é fazer "uma compilação de disciplinas que o podem ajudar".

"Um objeto é visto no céu. Não é um ufólogo que vai dizer que aquilo é um disco voador. Consultamos então um físico atmosférico, ou um meteorologista, por exemplo."

Mioto rebate: "A crença em relatos pessoais me parece muito perigosa". Para o ufólogo, no entanto, é preciso "fazer uma filtragem com elementos sociológicos e psicológicos" para evitar relatos equivocados durante os estudos.

Sem provas cabais e restando-lhe a opção de ressaltar a importância de testemunhas, Gevaerd chega a comparar a ufologia com as investigações da Operação Lava Jato.

"Hoje são depoimentos de pessoas que produzem a maior revolução da história do Brasil. Temos grandes empresários, empreiteiros e políticos presos graças a depoimentos que levaram à produção de provas, levando eles para a cadeia."

Na sequência --como em diversos trechos do debate--, Salvador questiona o ponto de vista do jornalista por entender que apenas relatos são insuficientes em qualquer caso. "Exatamente se você pular a produção de provas ninguém vai para a cadeia".

Já Gevaerd diz que depoimentos são capazes de gerar uma situação para juntar provas. "Esse é o passo que a Ufologia tenta fazer e faz, mesmo com todas as suas limitações".

"A culpa [da descrença sob a ufologia] é justamente das comunidades acadêmicas, que nos criticam e que, em vez de olhar para as evidências e pelo menos analisá-las, simplesmente falam que é bobagem", completa o ufólogo.


Endereço da página:

Links no texto: