Folha de S. Paulo


Água aumenta possibilidade de vida em Marte, diz colunista

Em um debate na tarde desta terça-feira (29), o colunista da Folha Salvador Nogueira afirmou que a existência em Marte de água, ainda que muito salgada, conforme divulgado pela Nasa, aumenta a chance de haver algum tipo de vida bacteriana em Marte.

Segundo Salvador, a vida em Marte é uma das maiores buscas da Ciência hoje, o que explica o burburinho em torno do anúncio (não tão novo assim).

Participaram da transmissão ao vivo da "TV Folha" Ricardo Mioto, editor de "Ciência", e Douglas Lambert, editor-assistente da "TV Folha", entusiasta do tema.

Os três conversaram também sobre a possibilidade de uma missão tripulada ao planeta —algo que não deve acontecer antes de 2030, na melhor das hipóteses—, sobre o filme "Perdido em Marte", que estreia nesta quinta-feira (1º), e sobre os rumos da agência espacial norte-americana, a Nasa, entre outros assuntos.

ÁGUA

Dados colhidos por uma espaçonave da Nasa confirmam que fluxos de água salgada escorrem pela superfície de Marte todos os verões. A descoberta aumenta a possibilidade de que exista, ainda hoje, alguma forma de vida no planeta vermelho.

O estudo foi liderado por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, e anunciado pela agência espacial americana nesta segunda. Os resultados foram publicados no site da revista "Nature Geoscience".


Endereço da página:

Links no texto: