Folha de S. Paulo


Consumidor não pode ser abandonado pelo convênio, diz especialista

Clientes de planos de saúde em dificuldade financeira não podem ficar sem cobertura médica ou ter seus atendimentos negados na rede credenciada da operadora de saúde, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste (associação de defesa do consumidor). Caso isso ocorra, devem reclamar junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) ou aos órgãos de defesa do consumidor, complementa.

As declarações foram dadas durante entrevista à ?TV Folha? transmitida nesta terça-feira. Além de Maria Inês Dolci, participou do programa Samy Dana, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas) e colunista da *Folha*. Na conversa, eles destacaram os avanços possibilitados pelo Código de Defesa do Consumidor, que completa 25 anos nesta sexta-feira (11).

Um deles diz respeito ao relacionamento do consumidor com bancos, em um contexto em que muitos clientes se deparam com cobranças indevidas ou serviços não prestados. Para resolver essas situações, é compilar todos os extratos e procurar a instituição financeira. Confira essas e outras dicas no vídeo e saiba como se proteger dos principais problemas que afetam o consumidor.


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