Folha de S. Paulo


Possível delação de Cunha preocupa Temer; animação lembra trajetórias

O ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), hoje preso em Curitiba, tem dedicado parte de seu tempo a esboçar um acordo de delação premiada que pretende fechar com a Operação Lava Jato.

O peemedebista já rascunhou mais de cem anexos para a colaboração e, segundo a coluna Mônica Bergamo, deve envolver diretamente, entre outras figuras de peso, o presidente da República, Michel Temer.

Dois fatos recentes colocaram novos capítulos comuns às trajetórias de Cunha e de Temer. Primeiro, a divulgação dos áudios de conversas do senador Romero Jucá (PMDB-RR) com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Em um deles, o senador diz, referindo-se ao colega Renan Calheiros: "Só o Renan que está contra essa porra. 'Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha'. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra".

Mais recentemente, a delação premiada do empresário Joesley Batista, sócio da empresa JBS, voltou a ligar os dois peemedebistas.

Segundo a tese da Procuradoria-Geral da República, em uma conversa gravada por Joesley, o presidente ouviu do empresário que ele havia "zerado as pendências" com Cunha, o que sugere a compra do silêncio do parlamentar cassado.

Esta animação de uma HQ, roteirizada e desenhada por Robson Vilalba, relembra as ligações nas trajetórias políticas de Temer e de Cunha para mostrar por que uma possível delação do ex-deputado preocupa o presidente.


Endereço da página:

Links no texto: