Folha de S. Paulo


Retrospectiva 'Poder': Ano é marcado por desarticulação do governo

Em um ano que começou com a eleição de Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência na Câmara do Deputados, a presidente Dilma Rousseff viu o Congresso aprovar pautas-bomba e rejeitar medidas de ajustes fiscais, expondo assim a fragilidade da base governista na Casa.

O envolvimento de importantes nomes do PT, como o do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e o do ex-tesoureiro da legenda João Vaccari Neto, em escândalos de corrupção --revelados pela operação Lava Jato, da Polícia Federal-- também contribuiu para a queda brusca da popularidade da presidente, gerando manifestações e panelaços em todo o país, que pediam seu impeachment.

A Lava Jato também resultou na prisão de nomes importantes ligados à construção civil, como os dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, além de ex-funcionários da Petrobras.

O país chega ao fim de 2015 com inflação e desemprego em alta, como comentam neste vídeo os editores de "Poder" e "Mercado", Fábio Zanini e Ana Estela de Sousa Pinto, respectivamente. A mediação é do repórter especial Fernando Canzian.


Endereço da página: