Folha de S. Paulo


Veja em 360° interior de barraca em campo de refugiados no Quênia

O campo de Dadaab, no leste do Quênia, está entre os maiores do mundo, com uma população estimada de 200 mil pessoas –em sua maioria, refugiados vindos da vizinha Somália.

O Quênia anunciou planos de fechar o local, sob a justificativa de que ele se transformara em viveiro de terroristas do Al Shabaab, facção extremista islâmica ligada à Al Qaeda. Refugiados passaram a ser repatriados, apesar da seca e do cólera.

Ao mesmo tempo, o país ergue uma cerca de 700 km na fronteira com a Somália. A região, visitada pela Folha, é retratada na segunda reportagem da série Um Mundo de Muros. Parte do material inclui o vídeo 360º acima, captado pelo fotógrafo Lalo de Almeida, que mostra uma cena do cotidiano do campo de Dadaab –uma mulher somali limpando sua barraca.

Lançado em março de 2017, Folha 360º é um aplicativo grátis de realidade virtual. A chamada VR (do inglês "virtual reality") permite que o espectador tenha uma experiência interativa ao acompanhar as imagens com os olhos do câmera, em 360º.

Uma vez dentro do aplicativo, que permite uma interação maior com o vídeo acima, é possível explorar as imagens de duas maneiras. Com os óculos de realidade virtual, o que amplia a sensação de imersão, e na tela do celular (basta fazer o download).

Também é possível acessar uma versão mais leve, disponível no YouTube.

O leitor também poderá acessar outros vídeos em 360º produzidos pela Folha: um tour pela Antártida, onde cientistas brasileiros reconstroem a Estação Comandante Ferraz, uma volta na pista do autódromo de Interlagos, passeios pela Baía de Guanabara e ao Cristo Redentor e a exploração de uma rara casa modernista no Pacaembu.

Para baixar o app, desenvolvido em parceria com a Beenoculus, basta fazer o download do Folha 360º na loja Google Play (usuários de aparelhos com Android que tenham sensor giroscópio) ou na App Store (usuário da Apple, com modelos de iPhone a partir do 5C).

-

Como funciona?

REALIDADE VIRTUAL COM OS ÓCULOS

> A experiência é mais rica com o uso de óculos especialmente desenvolvidos para o 360º
> Eles interagem em sincronia com o movimento da cabeça e a imagem acompanha o movimento do usuário
> A maioria dos óculos existentes no mercado tem um compartimento para inserir o celular
> Eles podem ser feitos de plástico ou de papelão
> Uma vez com os óculos, a sugestão é sentar numa cadeira giratória para usufruir melhor da experiência

-

SÓ COM O CELULAR

> Também dá para assistir aos vídeos somente com o uso do celular. Dessa maneira, a imersão não é tão completa, mas ainda é possível interagir com a cena movimentando o aparelho em todas as direções


Endereço da página:

Links no texto: