Folha de S. Paulo


Chef catalão faz versão de baião de dois em restaurante em SP

No agradável restaurante Bona, que ocupa uma casa ampla, arejada e charmosa em Pinheiros, come-se bem e paga-se preços justo, sem excessos. Eis ali uma cozinha simples, aconchegante e muito bem acabada, feita sob o comando do talentoso chef catalão Raul Florenza. E, apesar de espanhol, ele serve pratos agarrados à memória afetiva dos paulistanos: estrogonofe, torta de frango, picadinho.

Também se sente desafiado a reinterpretar alguns clássicos da cozinha brasileira, como fez recentemente com o baião de dois (R$ 47), que ganhou traços de seu país de origem e resultou autêntico sem ferir a tradição. Uma homenagem.

Na base do prato, arroz branco refogado com sofrito, de cebola e pimentão, que deixa aparente a mão espanhola de Raul. Sobre ele, lâminas de filé-mignon curado regadas por um molho rôti que reduz por 12 horas e depois é enriquecido com manteiga de garrafa.

A carne, vale o registro, passa por salga, descansa sobre o calor da brasa por dois dias e na geladeira pelo mesmo tempo –a peça fica visualmente atraente, macia e saborosa, uma beleza.

Traz graça à receita o vinagrete que vai por cima de tudo: feijão-fradinho, bem temperadinho, com cebola, pimentão, coentro e limão, com gostoso frescor. "Servimos essa saladinha meio morna para não quebrar a temperatura do prato e, para finalizar, ralamos um queijo meia cura da Canastra por cima", diz Raul.

Bona
Onde: r. Álvaro Anes, 43, Pinheiros; tel. (11) 3812-8400


Endereço da página: