Folha de S. Paulo


Há um mês nas escolas, alunos limpam, cozinham e até instalam chuveiros

Acampados na escola há um mês, estudantes da E.E. Diadema, na Grande São Paulo, descobriram espaços sem uso, como uma sala cheia de cadeiras e mochilas novas e um vestiário com capacidade para oito chuveiros. Foi nele que os alunos instalaram duas duchas, as únicas com água quente no prédio, compradas com dinheiro do próprio bolso.

A E.E. Diadema foi a primeira entre as escolas estaduais ocupadas por alunos desde que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, em setembro, seu plano de reorganização do ensino, que prevê para 2016 o fechamento de 92 escolas e o remanejamento de 311 mil alunos.

Enquanto o impasse prossegue, cresce o número de instituições envolvidas na paralisação. De acordo com último balanço da Secretaria de Educação, de segunda-feira (30/11), são 174 em todo o Estado. No total, a rede estadual tem 5.147 escolas e 3,8 milhões de estudantes.

A Folha acompanhou a movimentação dos estudantes em cinco delas no último dia 21. Apesar de a organização ser diferente em cada uma, uma característica em comum é a designação de equipes para dar conta das tarefas diárias.

Confira a reportagem completa


Endereço da página:

Links no texto: