Folha de S. Paulo


Parques da Disney em Orlando fazem festa para fãs da saga 'Star Wars'

Neste sábado (16), numa galáxia muito, muito distante chamada Flórida, personagens da saga "Star Wars" vão trocar as telas grandes dos cinemas por outras ainda maiores. É a celebração "Galactic Nights", que vai arremessar ao céu do Hollywood Studios, um dos parques da Disney, a luta entre o bem e o mal.

A festa em Orlando acontece dois dias depois da estreia do lançamento mundial do oitavo filme da franquia, "Star Wars: Os Últimos Jedi, a partir desta quinta (14) nos cinemas brasileiros.

Concebida e produzida em seus seis primeiros filmes pelo cineasta George Lucas, entre 1987 e 2005, a série pertence à Disney desde 2012. Luke Skywalker e Mickey Mouse são colegas de firma.

Os personagens de "Star Wars" têm mais espaço nos parques. Depois do lançamento do sétimo filme e primeiro com assinatura Disney, "Star Wars: O Despertar da Força" (2015), os fãs ganharam uma nova fornada de heróis: a mocinha Rey, os rapazes Finn e Poe e o robozinho BB8, que lutam ao lado dos veteranos Luke Skywalker e Chewbacca. Seu inimigo: Kylo Ren, uma espécie de versão jovem de Darth Vader.

LASER E FOGOS

Esses personagens estarão no sábado em projeções de novíssima tecnologia, em imagens disparadas em telas e paredes de prédios do Hollywood Studios. Essa festa de laser, fogos de artifício e som de fazer o público pular será guardada para outras exibições em datas especiais.

Deverá se tornar atração permanente do parque temático Star Wars: Galaxy's Edge, que a Disney está erguendo junto ao Hollywood Studios. Terá o tamanho de uma dúzia de campos de futebol, com representação do universo visitado pelos heróis da saga em seus nove filmes.

Enquanto esperam pelo nono e último longa, cujo lançamento será no mesmo ano da abertura do Galaxy's Edge, em 2019, os admiradores já têm uma nova atração que promete enlouquecer os devotos do Jedi.

Também neste sábado começa a funcionar a experiência imersiva "Star Wars: Secrets of the Empire". Produzida pela Lucasfilm, responsável pelos filmes no cinema, e a empresa de entretenimento The Void, ela vai inserir o público numa aventura digital.

BANCANDO OS ESPIÕES

Diferentemente de outros passeios virtuais na Disney, como "Star Tours" (também do universo "Star Wars") e "Pandora" (este com personagens do filme "Avatar"), a nova atração não colocará o participante numa cadeira.

Em grupos de quatro, os visitantes vão fazer papel de rebeldes que se disfarçam de Stormtroopers (aqueles soldados de armadura branca que obedecem aos vilões) para espionar as forças do Império do Mal.

Usando óculos 3D, eles vão atuar dentro do espaço da atração, construído no Disney Springs, grande shopping center no complexo de parques de Orlando. A partir de 5 de janeiro, outro "Star Wars: Secrets of the Empire" começa a funcionar, desta vez no Disneyland Resort, em Anaheim (Califórnia).

Essas novidades se juntam a atrações já oferecidas no Hollywood Studios, todas agora revigoradas pela estreia de mais um filme. Elas recebem atualizações de conteúdo com novos desdobramentos da história desenvolvidos em "Os Últimos Jedi".

É curioso ver como a inclusão de uma protagonista mulher, Rey (vivida nos últimos filmes pela inglesa Daisy Ridley) transformou o perfil dos pequenos aficionados de "Star Wars" que vão à Disney.

Nos filmes anteriores, a personagem feminina de destaque era a princesa Leia, interpretada por Carrie Fisher, morta no ano passado, mas ainda presente no elenco de "Os Últimos Jedi".

Leia era uma heroína tímida, no máximo disparava algum tiro contra seu inimigos. Rey é atlética, luta com sabre de luz e encara no mano a mano o megavilão Kylo Ren. Uma mulher empoderada, que fez "Star Wars" deixar de ser "coisa de menino".

PEQUENAS JEDI

Como os parques da Disney já atraíam levas de garotas apaixonadas pelas princesas dos filmes de animação, agora as mocinhas vestidas como as personagens de "Frozen" ou "A Bela Adormecida" ganham companhia de pequenas "Reys" caracterizadas nas filas dos brinquedos.

A Disney não vive apenas de sua tradição e da força de "Star Wars". Seus executivos confiam muito no parque temático de "Toy Story", que será inaugurado no ano que vem, antes do dedicado a "Star Wars". Mas seu público alvo é reconhecidamente o de crianças menores.

Visitar por cinco dias os parques da Disney na semana passada, com aproximação do lançamento de "Os Últimos Jedi", foi chance de sentir como a franquia empolga até quem trabalha ali.

Muitos falam com entusiasmo da iniciativa da empresa em disponibilizar vigas para serem autografadas pelos funcionários do parque.

Autógrafos e mensagens estão sendo escritos em hastes de metal que não vão ficar à vista. Estarão cobertos por estruturas que vão simular topografia e construções no Galaxy's Edge. Essas dedicatórias ficarão escondidas ali, quem sabe para um dia serem reveladas, num futuro muito, muito distante.

O jornalista THALES DE MENEZES viajou a convite de Walt Disney World Resort


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