Folha de S. Paulo


Cinco regras para fazer uma boa viagem com os filhos

Eleni Kalorkoti
Para uma viagem em família de sucesso, conheça a personalidade de seus filhos e não exagere nas atividades
Para uma viagem em família de sucesso, conheça a personalidade de seus filhos e não exagere nas atividades

Crianças viram boas viajantes por uma mistura entre educação e natureza. Algumas são flexíveis, outras buscam rotina, e há aquelas que saem dos eixos. Ainda assim, seguem sugestões para facilitar o período longe de casa.

*

NÃO SOBRECARREGUE A AGENDA
Se você está indo a Paris pela primeira vez, pode ser tentador incluir visitas ao Louvre, ao Musée D'Orsay, à Torre Eiffel e a restaurantes estrelados. "Criar uma agenda muito cheia é um erro comum", diz Biba Milioto, jornalista e doula de Nova York, que costuma viajar com os dois filhos. Em Paris, por exemplo, Milioto recomenda fazer um grande passeio por dia e reservar tempo para passeios de pônei nos Jardins do Luxemburgo e para uma visita ao Jardin d'Acclimatation, um parque de aventuras.

DÊ MAIS LIBERDADE
Liberar o uso do tablet num voo longo pode fazer os pais se sentirem culpados, mas é melhor relaxar. "No dia a dia, limitamos o tempo com telas e a quantidade de doces. Mas, em viagem, largue mão", diz Henley Vezquez, agente de viagens e mãe de três. Se você deixar claro que as regras voltarão a valer em casa, as crianças podem curtir as férias como um período em que são menos fiscalizadas.

CARREGANDO AS MALAS
Junte os itens da família em uma mala de mão maior, com talvez uma bolsa separada para brinquedos e atividades. Para Ruth Coady, executiva de cinema e mãe de dois meninos, até que eles possam responder por suas malas, cada um deve levar só uma pequena mochila. "Se não termino tendo de carregar tudo para todo mundo", diz. "O negócio é simplificar."

NÃO MUDE A HORA DE DORMIR
Quartos de hotéis e resorts podem ser divertidos, mas um quarto para toda a família pode causar inconveniências na hora de dormir. Muitas famílias optam por alugar apartamentos. Um dormitório a mais é sempre vantagem, para que pais e filhos não precisem ir dormir na mesma hora, e ter uma cozinha também ajuda.

Mas, se você ama hotéis, não precisa mudar de hábitos. "Um truque que famílias podem usar em lugares quentes é reservar um quarto com sacada, para que os pais tenham onde ficar depois que as crianças forem dormir."

FAMÍLIA OU BABÁ
Para cada avô ou avó que pode agravar a tensão da viagem em família, existe, é claro, o completo oposto –avôs e avós que facilitam tudo e ajudam incansavelmente.
Se você tem amigos, conhecidos ou até contatos profissionais no lugar que vai visitar, pedir recomendação sobre creches e babás também pode ser boa ideia.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: