Folha de S. Paulo


Cruzeiros serão proibidos de navegar pelo centro de Veneza em 2019

Stefano Rellandini/Reuters
A imagem mostra o quão perto passam os cruzeiros que atracam em Veneza. À esquerda, estão as laterais de prédios da cidade, com tons amarelados. Eles não aparentam ser muito altos, tendo no máximo cinco andares. A metade direita da foto é quase toda ocupada pelo mar, e no fundo, há um grande cruzeiro de viagem.
Cruzeiro passa próximo ao centro de Veneza, na Itália

Cruzeiros serão proibidos de navegar pelo canal de Giudecca, em Veneza, na Itália, a partir de 2019.

A decisão foi anunciada pelo ministro de Infraestrutura e Transportes do país, Graziano Delrio, depois de um estudo de 18 meses feito em conjunto com a prefeitura de Veneza.

Na rota atual, os cruzeiros passam em frente a pontos turísticos como a praça de San Marco, a mais movimentada e famosa da cidade. Navios turísticos atracam hoje no porto de Veneza, no bairro Santa Croce.

Após a mudança, embarcações que pesam até 55 mil toneladas poderão continuar suas atividades no porto desde que circundem a ilha, e não pelo canal de Giudecca. Barcos mais pesados deverão parar no porto de Marghera, que fica no continente e recebe majoritariamente embarcações de carga.

Moradores e ambientalistas alegam que os navios contribuem para a poluição do canal, erosão do solo e desgaste da estrutura da cidade. A Unesco ameaçou incluir Veneza na lista de patrimônios em risco caso as atividades continuassem por muito tempo.


Endereço da página:

Links no texto: