Folha de S. Paulo


Lego cria casa de 'brinquedo' na Dinamarca

Divulgação
Casa Lego, em Billund, na Dinamarca; In an undated handout photo, the Lego House in Billund, Denmark. The latest Lego attraction in Billund, the company?s headquarters, offers a collection of creative zones for children and grown-ups? as well as the world?s first Lego restaurant. (Lego via The New York Times) -- NO SALES; FOR EDITORIAL USE ONLY WITH DENMARK LEGO HOUSE ADV08 BY ASHLEY WINCHESTER FOR OCT. 8, 2017. ALL OTHER USE PROHIBITED. -- ORG XMIT: XNYT96
Casa Lego, em Billund, na Dinamarca, sede da empresa

A Legoland, parque temático que serve de carro-chefe ao grupo Lego, atrai milhões de visitantes a cada ano à cidadezinha dinamarquesa de Billund, onde a companhia está sediada. E agora há uma nova atração na área.

A Lego House, inaugurada no fim de setembro em Billund, é uma construção gigantesca em forma de bloco de Lego no centro da cidade e serve tanto de templo de celebração ao brinquedo quanto de lugar onde os visitantes podem se descontrair.

Todos os pedaços do edifício de 12 mil metros quadrados foram projetados com o Lego em mente, do exterior escalável construído com blocos azuis e amarelos (ampliados para a escala humana) à "árvore da criatividade" de quase 15 metros de altura feita com 6,3 milhões de blocos, em homenagem às raízes da empresa como fabricante de brinquedos de madeira.

Subir a escada em espiral do centro do edifício conduz o visitante à Galeria de Obras-Primas de criações da Lego, onde as possibilidades dos blocos são reveladas em forma de esculturas -entre as quais três dinossauros de três metros de altura.

Em seguida, o visitante pode se encaminhar a zonas concebidas para estimular a criatividade, a conexão, a emoção e a cognição.

Em cada área, funcionários oferecem sugestões e ajudam as crianças a encontrar as peças perfeitas para suas criações, em meio a cerca de 25 milhões de blocos.

Na Race Track, uma das atividades da Zona Azul, uma menina e seu padrasto, que trabalha com engenharia, vasculhavam uma pilha de Lego em busca de peças aerodinâmicas para seus carros, com os quais correram contra o resto da família.

No Robo Lab, eles aprenderam técnicas de programação para conduzir robôs por um terreno ártico. A área Duplo Train Builder encoraja crianças pequenas a se tornarem condutores ferroviários, usando trilhos entrelaçados para movimentar trens.

Além das zonas de experiência e de áreas de lazer abertas ao público, a casa inclui o Mini Chef, o primeiro restaurante Lego do mundo.

Cada freguês do restaurante recebe um pacote de blocos vermelhos, verdes, azuis e pretos, que correspondem a itens do cardápio. Para pedir, é preciso selecionar um bloco de cada cor, montar as refeições e colocá-las em uma bandeja presa a um iPad.

As refeições (169 coroas dinamarquesas/R$ 82 para os adultos, 98 coroas/R$ 48 para as crianças) vêm em caixas de marmita feitas de Lego.

Não há garçons tradicionais -os pedidos são apanhados em um balcão no qual trabalham dois robôs-, ainda que "auxiliares" humanos espalhados pelo restaurante sirvam as bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, e respondam a perguntas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: