Folha de S. Paulo


Cerveja artesanal e arte de rua ganham espaço na luxuosa Palm Beach

O grafite do brasileiro Kobra que retrata uma mão segurando uma caveira, em uma parede na rua Clematis, em West Palm Beach (Flórida), evoca quase instantaneamente a agonia do príncipe Hamlet: "Ser ou não ser".

A dualidade expressa no verso de Shakespeare resume os contrastes entre regiões como West Palm Beach, a ilha de Palm Beach e Palm Beach Gardens, 3 das 39 localidades do condado de Palm Beach, no sul da Flórida.

A ilha de Palm Beach é um bolsão de riqueza, dona da imagem que, até hoje, define o condado para turistas. A região concentra casas luxuosas, com acesso privativo ao mar, incluindo Mar-a-Lago, resort particular do bilionário presidente Donald Trump.

A principal via da localidade é a avenida Worth, um centro de compras a céu aberto frequentado pela turma do mocassim e do suéter jogado nos ombros. Chanel, Gucci e Ferragamo estão presentes, entre outras marcas.

Já na rua Clematis, centro nervoso de West Palm Beach, os tipos vão de senhores grisalhos que, ao menos na aparência, conservam o espírito paz e amor dos anos 1960 a skatistas com dreadlocks.

Nas quintas, entre as 18h e as 22h, o evento Clematis by night (Clematis à noite) ocupa a praça Centennial, no fim da via, à beira-mar, com shows de bandas locais.

Mas a graça está nos bares e restaurantes que tomam boa parte de sua extensão.

À noite, mesas ocupam a calçada e lugares como o Hullabalo têm música ao vivo.

Em algumas segundas do mês, é possível cruzar com a loira Lindsey Mills, uma versão da Flórida de Joni Mitchell, tocando versões de Neil Young e da própria Joni Mitchell e canções próprias.

A seleção de bebidas do bar reflete a onda das cervejarias artesanais, que tem ganhado força. Hoje, ao menos 18 pequenos produtores atuam no condado, segundo o órgão de turismo local.

Há desde india pale ales (mais amargas) a pilsners. Os preços vão de US$ 6 a US$ 9 (R$ 18,70 a R$ 28).

O café Subculture, aberto em março de 2014 na rua Clematis, também investe nessa linha. Os grãos, torrados no próprio estabelecimento, são oriundos da Etiópia do Panamá e do Brasil. Um expresso sai por US$ 2,25 (R$ 7).

Além do brasileiro Kobra, ao menos outros 20 artistas têm obras nas paredes da rua e suas redondezas, no modelo de museu a céu aberto que se tornou popular no mundo.

Estão presentes o croata Lonac, que tem trabalhos na França, na Suécia e em Portugal, e o americano Wrdsmth, com grafites na Inglaterra e na Polônia.

Um das pinturas do americano, que toma boa parte da fachada de um prédio, traz a mensagem: "Dear West Palm Beach, dream bigger" ou "querida West Palm Beach, sonhe mais alto".

GASTRONOMIA

Se a bebida tem ares artesanais, a comida tenta seguir na mesma direção.

A chef Lindsay Autry, finalista da nona temporada do reality "Top Chef", prioriza ingredientes locais e sazonais no restaurante The Regional, no bulevar Okeechobee, também em West Palm Beach.

Em julho um dos destaques do é o pêssego, fruta da estação no sul dos EUA, que aparece em saladas e acompanhamentos. Os pratos principais custam entre US$ 14 e US$ 36 (R$ 43 a R$ 112).

O tamanho das porções segue o generoso padrão americano, assim, vale a pena dividir para conseguir experimentar um pouco de tudo.

Em Palm Beach Gardens, o restaurante The Cooper adota a linha "do campo para a mesa". São nove produtores, todos da Flórida, que fornecem boa parte dos insumos usados. Os pratos custam até US$ 34 (R$ 106).

NATUREZA

No norte do condado, na cidade de Jupiter, estão atrações mais voltadas à natureza, como o Jupiter Outdoor Center, que aluga caiaques (US$ 25/R$ 78 a primeira hora) e pranchas para stand up paddle (US$ 30/R$ 93 a primeira hora). O preço inclui instrutor.

O estabelecimento fica no ponto onde o rio Loxahatchee encontra o mar.Quando a maré está alta -a transição ocorre de seis em seis horas-, a água fica cristalina e é possível ver peixes-boi e tartarugas.

Todas as atividades são "observadas" pelo farol de Jupiter, cuja construção foi finalizada em 1860.

A 11 quilômetros do Outdoor Center, o parque Riverbend tem mais de dez quilômetros de trilhas para bicicleta e oito para caiaques. A entrada é gratuita. O repelente para insetos é item básico.

De acordo com a administração do local, parte do ambiente, principalmente as áreas pantanosas, mantém as mesmas características, em termos de vegetação, encontradas há 5.000 anos. Não é raro visitantes cruzarem com cobras e outros animais.

MEIO DO CAMINHO

Entre Jupiter e West Palm Beach, a cidade de Palm Beach Gardens é conhecida pelos resorts e pelos campos de golfe, um dos esportes mais populares desse pedaço dos EUA.

As localidades são consideravelmente distantes umas das outras, e se locomover entre elas por meio de transporte público consome tempo e paciência. Assim, vale a pena separar dinheiro para o táxi ou Uber -uma corrida entre West Palm Beach e Palm Beach Gardens pelo aplicativo custa aproximadamente US$ 20 (R$ 62).

Para quem se interessa por golfe, o PGA National Resort e Spa, em Gardens, tem cinco campos oficiais e sedia campeonatos. Há aulas para novatos.

Se a ideia é comprar, a região abriga o Gardens Mall, com lojas como Macy's e Saks Fifth Avenue.

O jornalista viajou a convite do Discover The Palm Beaches e da Avianca


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