Folha de S. Paulo


Fotógrafo apaixonado por cachoeiras registra chapada dos Veadeiros

Em fevereiro de 2016, o fotógrafo carioca Vitor Marigo, 33, voltou a chapada dos Veadeiros, em Goiás, após quase dez anos de sua primeira passagem pelo local, quando acompanhou o pai, o também fotógrafo Luiz Claudio Marigo, em uma expedição com outros profissionais.

A viagem com seu pai marcou o início da carreira como fotógrafo de aventura e natureza, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece as duas coisas. São diversas trilhas e quedas d'água, lugares preferidos de Marigo. "Adoro cachoeiras e lá tem várias, que permitem pulos altos, de até 12 metros, é muito divertido", diz.

A natureza também é representada pelo cerrado, bioma que chama a atenção do fotógrafo, acostumado com a mata atlântica do Rio de Janeiro. "É muito especial e diferente do que estou acostumado, é uma vegetação mais amarela do que verde, fácil de caminhar", afirma. "É como se estivesse em outro país dentro do Brasil".

Como destaque, ele aponta o Vale da Lua, formação rochosa causada pela passagem de um rio subterrâneo, e o Mirante da Janela, no topo de uma montanha, que permite ver de longe duas grandes cachoeiras, emolduradas por pedras. Tudo obra da natureza.

"É um lugar que ficou muito popular no Instagram, mas foi o que mais me deixou sem fôlego por causa da vista deslumbrante", diz.

Veja outros ensaios do Álbum de Viagem

Califórnia em diferentes ângulos
Dez anos de viagens, por Druso Frota
Road trip pelos EUA, por Maurício Thomsen
Vilarejo na Noruega, por Wilson Roberto Santos
Cotidiano na China, por Toni Pires
Baleias em Abrolhos, por Marco Terranova
Londres no inverno, por Fernanda Pitaluga
Fotógrafo registra paisagem 'alienígena' do Atacama
Castelos da França, por Fernando Bianchi


Endereço da página:

Links no texto: