Folha de S. Paulo


Fotógrafo registra parque com sítios arqueológicos e montanhas coloridas

O parque nacional da Serra da Capivara, no Piauí, foi o pano de fundo de um ensaio realizado pelo fotógrafo carioca Flavio Veloso, 38.

Para ele, a vegetação de caatinga e as montanhas coloridas são os pontos altos do lugar, que detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. "As árvores juntas pareciam uma pintura de Monet", diz.

A região também é conhecida pelas pinturas rupestres e outros registros pré-históricos, que contribuem para estudos sobre a evolução das espécies. Segundo o site do parque, há mais de mil sítios arqueológicos no local, sendo cerca de 170 abertos à visitação.

O museu do Homem Americano, que fica na região do parque, guarda alguns desses tesouros históricos. "É um espaço de primeiro mundo, que oferece muitas atividades interativas", avalia Veloso, que fotografou algumas das pinturas.

O fotógrafo afirma que se surpreendeu de forma positiva com o parque, que conta com uma "infraestrutura sensacional e muitas placas de sinalização", segundo ele.

Para quem quiser conhecer o destino, a dica do fotógrafo é alugar um veículo e contratar um guia credenciado para conduzir o tour. "E é bom estudar a história do lugar antes de ir para aproveitar melhor a viagem –o que eu não fiz", observa.


Endereço da página:

Links no texto: