Folha de S. Paulo


Novo navio tem auditório sob medida para apresentação do Cirque du Soleil

O maior navio já construído na Europa zarpou pela primeira vez no início de junho rumo a um tour que passa pelas cidades de Gênova, Nápoles e Messina (na Itália), Valletta (Malta), Barcelona (Espanha) e Marselha (França).

O MSC Meraviglia tem capacidade para navegar pelo Mediterrâneo com aproximadamente 5.700 passageiros, número superior ao de habitantes de quase 200 cidades paulistas, de acordo com a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Folha acompanhou as festividades de inauguração do navio, em Le Havre, na costa norte francesa. Se a experiência resulta irreparavelmente mutilada sem acompanhar o cruzeiro a pleno vapor -a reportagem foi convidada a conhecê-lo apenas enquanto estava atracado no porto-, ela ainda se assemelha a uma estadia em um hotel de luxo de proporções impressionantes.

O transatlântico é equipado com 16 bares e 12 restaurantes, alguns com chefs de grife, e opções de entretenimento que vão de um spa balinês a um parque aquático, passando por múltiplas sessões diárias de performances musicais no teatro.

CIRCO A BORDO

Um dos auditórios a bordo foi construído sob medida para abrigar uma das atrações mais pop do showbusiness mundial: o Cirque du Soleil, que pela primeira vez na sua história faz apresentações adaptadas exclusivamente para o circuito marítimo.

Se você teme pela queda de um trapezista em tempos de maré revolta, a produtora-executiva do circo, Yasmine Khalil, assegura ter preparado todo o grupo para mostrar uma "obra de arte em movimento".

Os artistas, segundo ela, estão sendo treinados para encontrar um equilíbrio diferente, acompanhando o fluxo do mar. "Com sorte, ninguém ficará enjoado durante o show", brinca.

Além disso, o teatro é o menor no qual o Cirque du Soleil já se apresentou, com 413 lugares. "É uma performance mais íntima, em que o artista se conecta com o público até por meio do olhar", anuncia Khalil.

Talvez o problema mais evidente do cruzeiro seja o excesso: não é difícil se desnortear em uma embarcação com mais de 300 metros de ponta a ponta e cujo elevador vai até o 19º andar.

SOPHIA LOREN

Para que os navegantes não se percam, a empresa até desenvolveu um sistema eletrônico chamado MSC for Me. Cada passageiro recebe uma pulseira que o ajuda a se localizar, a agendar shows, jantares e excursões a qualquer hora e até a rastrear o filho pequeno.

Mesmo com vários auditórios a bordo, a inauguração do transatlântico foi realizada numa estufa em terra firme. Caso contrário, seria impossível manter a tradição de batizar o barco quebrando nele uma garrafa de champanhe. A tarefa ficou a cargo da atriz italiana Sophia Loren, que pela idade avançada se limitou a cortar uma fita que deixava o frasco se espatifar no casco no navio.

A cerimônia solene, que contou ainda com um concerto privado do popstar francês Patrick Bruel, reflete a pompa de um setor turístico que ainda é voltado aos mais abastados.

Basta observar as duas joalherias e as diversas lojas de grifes espalhadas pelos deques da embarcação.

Gianni Onorato, diretor executivo da MSC, afirma que a empresa vem buscando expandir seu alcance de público e projeta chegar quase ao triplo do número atual de passageiros em 2026. "O que buscamos é a democratização do luxo", disse.

Segundo ele, a MSC busca como próximo passo espalhar cultura, anunciando que uma próxima geração de cruzeiros deve contar com um museu particular negociado com instituições de renome como o Louvre.
A próxima cabine disponível no Meraviglia, partindo de Barcelona em 28 de julho, tem R$ 4.339 como tarifa individual mais baixa.

*

R$ 4.339
é a tarifa individual da cabine mais barata na viagem que parte de Barcelona em 28 de julho

413
lugares estão disponíveis no teatro projetado especialmente para as apresentações do Cirque du Soleil


Endereço da página:

Links no texto: