Folha de S. Paulo


Conheça cinco locais para ouvir música clássica ao vivo no Brasil

As opções para assistir concertos de música clássica no Brasil incluem salas modernas, tradicionais e até mesmo ao ar livre.

Seja para ouvir um quarteto de cordas ou uma orquestra, veja cinco salas de concerto em diferentes partes do país especialmente planejadas para a experiência musical ficar ainda mais completa.

Sala Minas Gerais, Belo Horizonte (MG)

Inaugurada em 2015, é a sede da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; mais informações em filarmonica.art.br

Sala São Paulo, São Paulo (SP)

Foi considerada uma das dez melhores do mundo pelo jornal inglês "The Guardian" em 2015; veja mais em salasaopaulo.art.br

Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro (RJ)

Inaugurado em 1965, o espaço foi reformado e reaberto para o público em 2014; mais informações no site salaceciliameireles.rj.gov.br

Teatro L'Occitane, Porto Seguro (BA)

Recebe todos os anos o Festival Música em Trancoso, com apresentações internacionais; mais em teatroloccitane.com.br

Capela Santa Maria, Curitiba (PR)

A igreja foi construída em 1939 e transformada em sala de concertos após uma reforma em 2008; veja mais em facebook.com/santa.maria.capela

Restaurantes australianos dão espaço para insetos

Saeed Khan/AFP
Prato feito com grilos e limão pelo chef Nowshad Alam Rasel
Prato feito com grilos e limão pelo chef Nowshad Alam Rasel

Grilos, baratas e besouros ganham espaço em restaurantes de Sydney, na Austrália.

No El Topo, de cozinha mexicana, o chef Nowshad Alam Rasel prepara pratos diante dos clientes -um dos mais famosos é o que leva grilo, limão e sal.

O aumento no consumo de insetos é acompanhado pelo surgimento de lojas especializadas com produtos "mais aceitáveis" pelas pessoas. Na maior delas, a Edible Bug Shop, é possível comprar um pacote de 200 gramas de pó de grilo triturado por 40 dólares australianos (R$ 96).

Mas, quando o assunto é ingrediente diferente na cozinha, os insetos não estão sozinhos: carne de canguru é encontrada até em supermercados por lá.

Clarice Reichstul assume cozinha do Mirante 9 de Julho

Lalo de Almeida/Folhapress
A escritora e cineasta Clarice Reichstul
A escritora e cineasta Clarice Reichstul

A escritora e cineasta Clarice Reichstul, responsável pela marca Paca Polaca, que serve comida polonesa sob encomenda, será a chef do restaurante Mirante Efêmero, no Mirante Nove de Julho (mirante.art.br ), em São Paulo. Ela ficará no local pelos próximos dois meses, a partir de terça (9).

O espaço fica aberto de terça a domingo, das 12h às 22h.

Descendente de judeus poloneses, Reichstul, que foi colunista da Folha até 2014, colocará no cardápio pratos tradicionais, como o varenike (pierogi), e novidades, como o pinhão na manteiga e tomilho.


Endereço da página:

Links no texto: