Folha de S. Paulo


Polônia tem 'chiqueirinho' de adulto para ordenar farofa na praia

O "kit praia" na Polônia vai além da canga, do guarda-sol e do protetor solar. Como mostra um ensaio do fotógrafo polonês Kacper Kowalski, 39, realizado na cidade de WBadysBawowo, banhistas apostam em divisórias na hora de curtir o verão à beira do mar Báltico.

Não trata-se apenas de uma busca por privacidade. Segundo Kowalski, a estrutura –que consiste em um tecido têxtil preso a um suporte de madeira– serve para proteger os poloneses dos fortes ventos vindos do oceano, que acabam por levantar a areia.

A foto foi tirada em julho de 2008, a partir de um parapente. "Ainda não existiam drones à época. Fiz o ensaio enquanto controlava o equipamento", conta ele.

Mesmo com a nova tecnologia, o fotógrafo não abriu mão de voar: Kowalski conta que faz imagens aéreas todos os dias, e que vir ao Brasil está em seus planos. Os trabalhos já lhe renderam três prêmios no World Press Photo.

Quem for à Colômbia nos próximos meses poderá conhecer mais um pouco do trabalho do fotógrafo. Entre 12 de maio e 20 de junho, ele participará de uma mostra no Museu Nacional de Fotografia, em Bogotá.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Dunas do Rio Grande do Norte, por Patrick Muller
'Fábrica de icebergs na Groenlândia, por Érico Hiller
Cores e os sabores de Belém do Pará, por Gabriel Cabral
Israel e Jordânia, por Thays Bittar
Astrofotógrafo registra céus pelo mundo
Fotógrafo registra paisagem 'alienígena' do Atacama
Castelos da França, por Fernando Bianchi
Cidade de Uyuni, na Bolívia, por Johnson Barros
Viña del Mar, por Alexandre Moreira
Parques nacionais do Brasil, por Príamo Melo


Endereço da página:

Links no texto: