Folha de S. Paulo


Saiba como relaxar de verdade em um spa de hotel

Marcar um tratamento no spa do hotel é uma maneira de relaxar em qualquer viagem. Mas, de acordo com Kimberly Kelder, que comanda a equipe de esteticistas do Miraval Resort & Spa, em Tucson, Arizona (EUA), essa visita pode muitas vezes causar mais estresse.

"Se não escolher o serviço certo ou não estiver seguro quanto à etiqueta do local, é difícil ter uma experiência agradável", afirma. Confira dicas sobre como aproveitar o máximo de um spa.

*

Escolha o tratamento certo

Os spas têm listas longas de terapias. Embora vários deles pareçam interessantes, podem não ser a melhor opção para resolver um problema. Se os músculos estiverem doloridos, por exemplo, uma massagem profunda é a escolha ideal. Mas, se o hóspede estiver com a pele ressecada, um tratamento de hidratação facial vai ser a melhor opção.

"Você vai curtir mais o seu tempo no spa se prestar atenção naquilo de que seu corpo precisa –e não no que está na moda ou no que o espaço tenta empurrar como a saída miraculosa", afirma Kelder.

-

Saiba se deve tirar a roupa

Depois do registro na recepção, é provável que o cliente receba um roupão para vestir –mas descobrir o que usar por baixo pode ser complicado. Em tratamentos faciais, só os ombros e o peito precisam ficar expostos.

Para procedimentos corporais, porém, o ideal é ficar completamente despido. Fazer isso facilitará o trabalho do terapeuta. Porém, se a nudez for desconfortável, a melhor opção é a massagem tailandesa, cuja aplicação requer apenas roupas folgadas.

-

Expresse as suas preferências

Kelder diz que muitas decepções acontecem porque os frequentadores não se comunicam com os terapeutas. Se está sentindo uma tensão forte na musculatura dos ombros, por exemplo, é preciso que o cliente informe ao massagista. Também é bom dizer se a pele é sensível ou se tem alguma alergia.

Durante o tratamento, não é preciso ter medo de pedir mais ou menos pressão, um cobertor, uma toalha ou qualquer outra coisa que torne a experiência mais agradável.

-

Evite horários de pico

Spas de hotéis tendem a ficar mais movimentados a partir das 17h nos dias se semana e o dia todo nos fins de semana. Nesses períodos, é provável que a equipe dê menos atenção ao cliente e que os vestiários e salas fiquem lotados. Visitá-los quando há menos frequentadores oferece maior possibilidade de relaxamento.

Além disso, é bom chegar sempre com 20 minutos de antecedência e se programar para sair por volta de meia hora depois da conclusão da sessão. É importante desfrutar do ambiente e de todas as comodidades oferecidas, como a sauna por exemplo –afinal, tudo é parte do relaxamento. Correr na chegada e na saída contraria esse propósito, não importa qual horário tenha escolhido para a visita.


Endereço da página:

Links no texto: